herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 5 de abril de 2023

FORTES CHUVAS CAUSAM DANOS E DEIXA POPULAÇÃO DA ZONA RURAL DE CHAPADINHA ISOLADA

 

Esses danos tornam perceptível a deficiência de um plano de gestão da bacia hidrográfica de Chapadinha


    As fortes chuvas dos últimos dias deixaram boa parte da zona rural de Chapadinha isolada. Fato decorrente principalmente de ações que envolvem a retirada da vegetação de proteção das margens dos riachos e do Rio Munim, provenientes das ocupações irregulares e dragagem ilegal e irregular de areia na região do Rio Munim. Esses danos tornam perceptível a deficiência de um plano de gestão da bacia hidrográfica de Chapadinha, além da falta de estrutura e planejamento do município, para enfrentar os desastres naturais, especificamente, as enchentes.

Os problemas em decorrência do tempo adverso atingiu principalmente a população ribeirinha. Nesse contexto, surge a necessidade de ações e medidas estratégicas que precisam serem tomadas como: ordenar a ocupação e o uso da terra nas margens das nascentes; promover intervenções estruturais nas áreas de risco e criar um sistema de alerta antecipado a população.


    Também já é hora de se pensar em soluções ou alternativas para diminuir essa vazão e desperdício de água, para diminuir o risco da ocorrência de crises hídricas no nosso município, como a construção de reservatórios, diques de contenções ou até mesmo uma barragem no Rio Munim, para armazenar água das chuvas em períodos de cheia e garantir água para os períodos de estiagem para o abastecimento domiciliar, criação de peixes e produção da agricultura familiar.


Herbert Lago

Poeta e Escritor

 

 

 

Nenhum comentário: