herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

QUEM EM CHAPADINHA NÃO OUVIU FALAR EM LUCÍDIO FRAZÃO?

    

Lucidio Frazão

     Lucidio de Jesus Caldas Frazão, nasceu na cidade de Brejo no dia 30 de outubro de 1922. Era seminarista quando no final da década de 40, ainda muito jovem, veio para cidade de Chapadinha, para trabalhar como Agente Estatístico no IBGE, hospedando-se na casa dos seus tios Dico e Amélia Almeida.

  Em Chapadinha, Lucidio Frazão constituiu família, casando-se com Aldira Vieira de Almeida Frazão (Dona Diziha) com quem teve dois filhos: Maria do Socorro Frazão Moreira e José Hildo de Almeida Frazão.

 Juntamente com os amigos Nonato Vale e Padre Walter, com os próprios recursos, deram início na construção de um novo campo de futebol, o qual iria substituir o “Campo Velho”. À época, o então prefeito Ataliba Vieira de Almeida doou o terreno, onde hoje é a prefeitura Municipal de Chapadinha.

Lucidio com Dona Dizinha

Além de construir o prédio do IBGE de Chapadinha, Lucidio Frazão foi o idealizador da construção da Praça Cel. Luís Vieira. Foi Ele que fez o projeto da praça, foi comprar os bancos, e os postes de luz da praça em Teresina e plantou as Figueiras.

         Lucidio Frazão criou também um grupo de teatro, uma escola de música e o primeiro jornal de Chapadinha e foi Secretário de Educação na gestão do prefeito Benedito Martins.

     

Estádio Lucidio Frazão 

  Infelizmente, Lucidio Frazão não viu o seu sonho ser realizado. Faleceu prematuramente aos 33 anos de idade no dia 17 de fevereiro de 1955, quando o campo ainda estava em construção. Os amigos Novato Vale e Padre Walter, deram continuidade na construção estádio e em sua homenagem, deram o nome do novo estádio de futebol de Lucidio Frazão, inaugurado em 1956 e reinaugurado agora no dia 28 de outubro de 2023 no Bairro do Areal.

Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Socorro Frazão

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitido, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis de direitos autorais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, é uma história lindíssima.

Anônimo disse...

Quando conheci o sr. Lucílio Frazão, tinha eu nove anos de idade. Era nosso vizinho e a mi há avó. Gostava muito dele. Faleceu muito cedo.

Anônimo disse...

Que história linda!

Anônimo disse...

Primo vc. é ótimo em ,lembrar da histórias de familias de Chapadinha, boas lembranças de todos.