Dr. Almada Lima |
Em setembro de 1962 Almada Lima veio
transferido de Brejo para promotoria de Chapadinha. Ainda em 1962 foi nomeado Juiz de
Direito da Comarca de Chapadinha, ocasião em que coordenou as eleições
municipais de 62 e o plebiscito realizado em 1963.
Professor com “P” maiúsculo, Almada Lima além da sua dedicação à justiça se entregou também com muito amor e dedicação à educação de Chapadinha. Foi diretor do Ginásio Prof. Mata Roma, fundou em 1964 a Escola Normal Ana Adelaide Bello. Preocupado com as crianças pobres, que não tinham um chinelo para calçar, ele criou nas Terras Duras a Escola dos Pés Descalços, onde hoje, em homenagem, a Escola leva seu nome Almada Lima. Era preciso conviver um pouco com Dr. Almada Lima para ver-lhe os esforços em prol das causas públicas e coletivas.
Chapadinha contava Almada Lima com muito orgulho como um filho, pois lhe foi concedido por unanimidade pela Câmara Municipal de Chapadinha o título de cidadão chapadinhense, indicação do então vereador Delmar Carneiro.
Além de Promotor Público das Comarcas de Brejo e Chapadinha, Foi Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Vice Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.
Almada
Lima faleceu no dia do seu aniversário, em 17 de outubro de 2021 aos 92 anos em
São Luís.
Dr.
Almada Limar por certo, sempre será lembrado pelo seu lado humanista, pela sua
retidão de caráter e posições éticas e pelo que fez pela juventude Chapadinhense.
Herbert
Lago Castelo Branco
A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria e fonte, conforme as normas e leis de direito autoral.
Um comentário:
Quando o dr. Almada Lima. Era Promotor de Justiça em Brejo. Ele era também Professor de Português no Colégio Brejense e eu era aluna dele e sempre conversamos. Eu lhes dizia que seria advogada como ele.
Postar um comentário