ANEDOTAS E HISTÓRIAS DE ZÉ BUCHIM
Este livro baseia-se em relatos reais de pessoas que conviveram ou tiveram contato com o Zé Buchim. Algumas pessoas me contaram a mesma história com variações, pois quem conta um causo, uma historinha, um anedota, conta do seu jeito. Apenas adaptei, com uma caprichada nos cenários, uma ficçãozinha aqui e outra ali, situando a época ou não. E cada vez que eu as ouvia mais me deliciava com a maravilha que é a transmissão do conhecimento, o uso de tantas formas para falar a mesma coisa ou expressar a mesma ideia.
Nascido e criado na cidade de Chapadinha, no estado do maranhão, José da Silva Gomes, o lendário e folclórico Zé Buchim, era uma pessoa de feições caricatas, mestre em inventar anedotas e histórias engraçadas do seu cotidiano que faziam as pessoas rirem. Era como se ele tivesse um dom natural para encontrar ideias e maneiras de contar histórias de forma engraçada e humorística.
![]() |
| José da Silva Gomes |
Ao contrário dos que se diziam humoristas, ele era espontâneo, de fato engraçado, um genial piadista.
Zé
Buchim nasceu no dia 7 de setembro de 1947 e faleceu aos 65 anos de idade no
dia 21 de outubro de 2012. Mas hora e outra é lembrado e vemos pessoas falarem
frases como: “Catiba de Catibiriba pra ti” e anedotas criadas e contadas por
ele. Este livro tem como objetivo resgatar e garantir que as suas anedotas e
histórias não caiam no esquecimento e fiquem registradas para que gerações
futuras de Chapadinhenses conheçam o seu legado que representa um pouco do
nosso folclore.
O livro ANEDOTAS E HISTÓRIAS DE ZÉ BUCHIM, será lançado no dia 16 de janeiro a partir das 20 horas no Abrigo Central, na praça Cel. Luis Vieira em Chapadinha e no dia 17 no Bar do Arinos, a partir das 11 horas.
Herbert
Lago Castelo Branco



Nenhum comentário:
Postar um comentário