herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 2 de maio de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Chico Bolota.

 

Poeta Chico Bolota

 
Francisco das Chagas Nunes da Silva, popularmente conhecido como Chico Bolota, nasceu na cidade de Brejo-ma, no dia 16 de outubro de 1951. Filho de Manoel Valério e Raimunda Nunes da Silva, mais conhecida como Raimunda Bolota, tem mais 5 (cinco) irmãos: Antonio (falecido), Domingos (falecido), Socorro, Raimundo Nonato, o Nego Velho (falecido) e Rita de Cassia.

   Em 1958, Chico Bolota tinha 7 (sete) anos de idade quando seus pais mudaram-se para a cidade de Chapadinha e se instalaram numa casa na rua Cel. Pedro Mata número 295.

  Poeta autodidata Chico Bolota só foi alfabetizado, na extinta “Escola Pé no Chão Também se Aprende”, idealizada pelo Dr. Almada Lima.

 Originário de uma família que, tradicionalmente sempre esteve envolvida com a cultura popular Chico Bolota começou ainda muito jovem a participar da tradicional brincadeira de bumba-meu-boi no lendário “Boi do Zé de Cinzas” e mais tarde comandando o seu próprio boi de nome “LINDO AMOR” na década de 60 até o início dos anos 70.

            Em 1971 foi servir o Exército Brasileiro no 25 BC na capital piauiense, Teresina.

            O terreiro da casa de sua mãe, dona Raimunda Bolota, era uma arena cultural a céu aberto com várias apresentações culturais como: as brincadeiras juninas de Bumba-meu-boi, Quadrilhas, Pau de Sebo e grandes cantorias com repentistas da região, o que influenciou mais tarde Chico Bolota a seguir a careira de poeta repentista, já desafiando grandes nomes da literatura de cordel.

Chico Bolota e Andorinha no Abrigo Central

            Ao participar do memorável programa “DEBAIXO DO PÉ DE CAJUEIRO” na Rádio Difusora de São Luís, apresentado pelo radialista popular Jairzinho, Chico Bolota foi batizado pelo locutor com o nome de “Estrela do Norte”. Chico Bolota ou Estrela do Norte participou ainda de vários festivais e programas de rádios como: Rádio Difusora do Maranhão, Rádio Timbiras de São Luís, Rádio Ribamar, Radio Tupinambá de Sobral, Rádio Gurupi, Rádio Pioneira de Teresina, Rádio Educadora de Parnaíba, Rádio Iracema de Fortaleza e Rádio Nacional de Brasília. Sendo também premiado nos festivais de São Bento, na Paraíba, Teresina e Taguatinga no Distrito Federal.

            Estrela do Norte ou Chico Bolota também fez dupla com repentista renomados do Brasil como: Jonas Martins de Oliveira, Abdias Ferreira, Cesar Nildo, Raufridol Felício Gabriel e Andorinha do Norte.

            Chico Bolota casou-se muito jovem com Natividade e depois com Ana Francisca dos Santos com quem teve 2 (dois) filhos: Erdilande Rendrix e Francisco (falecido), depois casou-se com Alcineide com quem teve 3 (três) filhos: Beni France, Valder Grébio e Darlene France.

Poeta Repentista Chico Bolota

            Em Chapadinha Chico Bolota trabalhou na Guarda Municipal na administração do então prefeito Isaias Fortes de Menezes e apresentou os programas “O FORRÓ NA VOZ DA VIOLA”, na rádio Mirante de Chapadinha e “NO ANOITECER NA FAZENDA” na Rádio Cultura também de Chapadinha.

            Chico Bolota gravou apenas um CD intitulado de “ESTRELA DO NORTE NA VOZ DA POESIA” e tem uma centena de repentes e canções ainda inéditas, como a que publicamos abaixo gravada em seu CD.

NÃO ADIANTA A GENTE VER A LUA

Não adianta a gente ver a lua

De ver a lua e não poder pegar,

Não adianta de ser o amante

Com os lábios brilhante e não poder beijar.

Tu não me amas porque eu sou pobre,

E ver que eu não sou merecedor

Mas Jesus Cristo lá no céu é nobre,

Ainda lhe deixo pobre, assim como eu estou,

Rico de dinheiro, pobre de amor.

Não adiante a gente ver a lua,

De ver a lua e não poder pegar,

Não adianta de ser o amante

Com os lábios brilhantes e não poder beijar.

Tu não me amas porque sou pobre,

Mais o pobre sabe amar também

Neste mundo eu ando desprezado,

Sem ter ao meu lado quem me queira bem,

Tu tem outro amor

Eu não tenho ninguém.

Não adianta a gente ver a lua,

De ver a lua e não poder pegar,

Não adianta de ser o amante

Com os lábios brilhante e não poder beijar.

Não ignore de eu andar cantando,

Ando cumprindo com o destino meu,

A gente sofre na flor da idade,

A minha saudade só que sabe é eu

Não adiante a gente ver a lua,

De ver a lua e não poder pegar,

Não adianta de ser o amante

Com os lábios brilhante e não poder beijar.

Eu amanhã vou partir chorando

Vou derramando lágrimas de dor,

Adeus, adeus, eu vou partir chorando

E o mundo eu vou deixando,

Pra quem tem amor.

Adeus, adeus, adeus amor.

            Hoje com 71 anos de idade, Chico Bolota mora na Rua da Águia nº 36, no Bairro Recanto dos Pássaros, o qual ele foi quem deu o nome.

 

Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Entrevista com Chico Bolota

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

  

Nenhum comentário: