herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 23 de maio de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Delmar Carneiro.

 

Delmar Carneiro

 

            Delmar Carneiro Pessoa, nasceu na cidade de Coreaú, estado do Ceará, no dia 8 de abril de 1942. Filho de Francisco Carneiro Pessoa e Virgulina Carneiro Portela e tem mais 9 (nove) irmãos: Alonso, Alcides, Macilon, Edésio, Nonato, Maria, Beatriz, Franci e Neci.

                        Em julho de 1958, com 16 anos de idade, Delmar Carneiro veio com seus pais para Chapadinha. Em outubro do mesmo ano começou a trabalhar como balconista no Armazém Cearense, de propriedade de Antonio Pontes de Aguiar, chegando a ser chefe de vendas e gerente até outubro de 1969, quando saiu para ser subgerente do Armazéns Tabajaras, chegando ao cargo de gerente até 1973. De 1980 a 1982 foi Chefe de Departamento das Casas Pernambucanas, saindo para ser Diretor do CSU – Centro Social Urbano de Chapadinha até 1987.

            Delmar carneiro cursou o primário na Escola Nina Rodrigues, o Ginásio no Ginásio Professor Mata Roma e o Curso Técnico em Contabilidade no Colégio José Caetano.

            No dia 20 de dezembro de 1964 por ocasião do aniversário do Sr. Mundiquinho, conheceu Hilma Almeida, com quem veio a se casar na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, no dia 26 de fevereiro de 1967, pelo padre Manoel Prestes e tiveram 4 (quatro) filhos: Delmar Carneiro Junho, Manoel Inácio de Almeida, Kenia Delane e Denio Carneiro.

Delmar e esposa Hilma

            Na política Delmar Carneiro foi candidato a prefeito de Chapadinha em 1976 pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional. Além de exercer por vários anos a função de Secretário de Administração e Finanças em Chapadinha e São Mateus, Delmar Carneiro também foi presidente da Câmara Municipal e vereador de Chapadinha em 4 (quatro) legislaturas 1967 a 1970, 1971 a 1973, 1983 a 1988 e 1989 a 1992. Dentre os projetos de sua autoria, destacamos os de criação do ESCUDO e da BANDEIRA do município de Chapadinha.

            Foi um dos fundadores e presidente do ALDEOTA CLUBE, da Associação Atlética Francisco Almeida Carneiro, do LIONS CLUBE de Chapadinha e venerável por quatro mandatos da Loja Maçônica Oliveira Roma, do Sete de Setembro Esporte Clube e da LEC – Liga Esportiva de Chapadinha

 

Delmar Carneiro tem 2 (dois) livros publicados: “O HOMEM E A MAÇONARIA” e “50 ANOS EM CHAPADINHA,” escreveu também para a revista em homenagem aos 80 anos de Chapadinha. Por ocasião dos 73 anos de Chapadinha, Delmar Carneiro homenageou a cidade com o poema que publicamos abaixo.

CHAPADINHA

Chapadinha, terra aconchegante,

Hoje despertas atenção.

És maltratada por muitos,

E zelada, por muito poucos.

 

Foste adolescente amada,

Atualmente, adulta esquecida.

A maioria dos teus filhos te ama,

Os visitantes, aqui, chegando te admiram.

 

És protegida pela mãe natureza,

Para não perderes tua beleza

Suplicas de teus filhos,

Mais cuidado e proteção.

 

Chapadinha, tu és bonita,

Mereces crescer, invés de inchar,

Tens muitos valores,

Nós, teus filhos devemos cuidar.

 

            Delmar Carneiro hoje com 80 anos de idade mora na rua Edésio Vieira, em Chapadinha e está em plena atividade literária, escrevendo o livro sobre José Caetano e um capítulo do livro GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE CHAPADINHA, que serão lançados em breve.

 

Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Livro O HOMEM E A MAÇONARIA

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

 

 

Nenhum comentário: