herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 18 de maio de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Raimundo Marques.

 

Raimundo Marques

    Raimundo Ferreira Marques, nasceu no dia 26 de julho de 1938, no povoado Barro Branco, município de Buriti de Inácia Vaz (MA). Filho de Horocídio Marques e Mariana Ferreira e tem mais 9 (nove) irmãos: Antonio (Mansinho), Benedito, Plinio, José (Zequinha), Alvacir, Edmar, Antonio Carlos (Carlito), Horocídio Filho (Cidinho) e Ana Lourdes.

No Barro Branco, teve como mestre o seu tio Francisco Alves Ferreira, seu primeiro professor que lhe ensinou a dialética e as primeiras letras do bê-á-bá, numa sala de visita de sua casa, tapada de adobes, coberta de palhas e chão batido, que servia para suas aulas.  Em 1949 Cursou o primário na Escola Reunida Municipal. Já podia fazer o exame de admissão. Só que seu pai Horocidio, cauteloso como sempre foi, resolveu lhe matricular na escola da professora América Carvalho Mendonça, que funcionava na sua própria casa. América era uma das educadoras mais inteligente e preparada à aquela época. Raimundo Marques frequentou o curso preparatório do mês de março a setembro de 1950. Logo no início do mês de outubro, aproveitou uma viagem do caminhão do senhor Benú Mendes. Era um IINTERNATIONAL, carroceria e cabine aberta, de madeira, capô verde e para-lamas pretos, com apenas quatro pneus, que levava para São Luís a familia do Senhor Nestor Alves Macedo. Em São Luís, prestou o exame de admissão ao ginásio, no Ateneu Teixeira Mendes, em São Luís, Capital do Estado, concluindo-o no Colégio Marista.

Colégios que estudou


Em 1951, aos 13 anos de idade Raimundo Marques foi flechado pelo cupido, quando uma linda mocinha baixinha de cabelos longos com apenas 11 anos de idade lhe deu uma olhada que ficou em sua lembrança e que lhe perturbou o seu sono na noite daquele dia.

            Em 1956 após convencer o seu pai, mudou-se para Fortaleza (CE), onde veio a cursar Contabilidade, no Colégio Rui Barbosa. Também naquela cidade serviu o Exército, fazendo o CPOR-Curso Preparatório para Oficial da Reserva. Prestou vestibular para Direito na Universidade Federal do Ceará em 1958, ali cursando o primeiro ano do dito curso.

Raimundo Marques e Helosina

            Em 1959 de volta para o Maranhão. E estando de passagem em Chapadinha, onde seu pai Horocídio era Coletor Estadual, precisamente na porta da Coletoria, de repente surgem duas amazonas, cada uma em um cavalo e apearam na casa do Sr. Ataliba Vieira. O inusitado lhe chamou a atenção. Uma das amazonas era, nada mais nada menos, a musa que o cupido havia lhe flechado. Uma bela donzela já com os seus 20 (vinte) anos de idade e sem aqueles cabelos longos. O namoro, consequentemente foi inevitável. E em 1963 Raimundo Marques e Helosina casaram-se e tiveram 5 (cinco) filhos: Ana Amélia, Teresinha de Fátima, Ednarg, Carlos Henrique e Sthella Theresa.

            Raimundo Marques também fez reviver o esporte de Chapadinha, formando um time de futebol, o invicto SETE DE SETEMBRO ESPORTE CLUBE, foi um dos fundadores do ALDEOTA CLUBE, sendo o primeiro presidente.

            Em 1962 Raimundo Marques concluiu o curso de bacharelado em Direito na Faculdade de Direito de São Luís. Ingressou na Polícia Militar do Maranhão, como oficial, onde permaneceu até a conclusão do curso de Direito. Ingressou, por concurso público, no Ministério Público, aposentando-se em 1986 como Procurador de Justiça, depois de exercer o cargo de Delegado de Polícia em diversas Delegacias de Polícia de São Luís, além de outros cargos no sistema de segurança, inclusive o de Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, cargo esse que ocupou por duas vezes de 1980 a 1983 e em 2006. Exerceu, também, os cargos de Presidente da Superintendência de Urbanismo da Capital (SURCAP). Presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Maranhense de Futebol. Foi Vice-Presidente e Presidente da Federação Maranhense de Futebol. Foi vereador no Município de Chapadinha. Presidiu a Associação do Ministério Público do Maranhão, por três mandatos. Na Maçonaria, foi Grão Mestre, por quatro mandatos, do Grande Oriente Autônomo do Maranhão (GOAM) e presidiu, por dois mandatos, a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB). Presidente por três mandatos consecutivos, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Maranhão, exerceu por quatro mandatos o cargo de Conselho Federal, representando o Estado do Maranhão. Procurador Geral do Estado do Maranhão no ano de 2005. A partir de 1986, aposentado do Ministério Público, reiniciou suas atividades profissionais, como advogado, no Escritório Raimundo Marques Advocacia e Consultoria.

Raimundo Marques com a Família

Raimundo Marques é membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Maçônica de Letras, do Instituto Histórico da Maçonaria Maranhense e integrante da Academia Maçônica internacional de Letras e tem publicados os Livros: “PELA ORDEM, PEÇO A PALAVRA” (1999), “DO RIACHO AO MAR” 1ª Edição (2008) e 2ª Edição em 2012, “MATA ROMA DO GIBÃO AO FARDÃO” (2016).

Raimundo Marques tem certeza que os desafios de sua vida ainda não terminaram. Os conflitos que os atormentam, em igual modo, persistem. Talvez por isso tem inspiração para produzir os versos como os que publicamos abaixo.

CONTRASTES DO MEU SER

Às vezes, penso que não penso

Homem maduro, ajo como na infância

Inatingível é o unânime consenso

Quando se julga o lado certo da razão

 

Sozinho ou não, neste universo imenso

Perdido, aturdido, sem saber a distância

Que me separa do real bom senso

Sofro ser vítima dessa confusão

 

Não sei se sou o que imagino ser

Não sei se faço o que devo fazer

Só sei que dúvida já não mais persiste

 

“Toda criança tem um pouco de adulto desde o nascer”

“Todo adulto tem um pouco de criança até morrer”

“Dura verdade, às vezes bela, às vezes triste.”

 

            Raimundo Marques é cidadão chapadinhense, hoje com seus 83 anos de idade, ainda vivendo com quem se apossou do seu coração e da sua vida, a sua eterna musa Helosina, na sua residência na Fazenda Angelim, em Chapadinha, e em São Luís, onde também tem residência.

 

Herbert Lago Castelo Branco                                   

Fonte: Livro MATA ROMA: do Gibão ao Fardão e Do Riacho ao Mar.  

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Tive o privilégio de conhecer o Dr Raimundo Marques, bem como os ser a familiares. Com ele aprendi bons princípios de vida, os quais norteiam a minha vida até hoje.
O Dr Raimundo Marques é um homem que possui todas as qualidades que um homem de bem deve ter. É um exemplo de vida .

Anônimo disse...

Bom dia, Herbert Lago!
Meu nome é Antonio Nicolau. Sou o autor do comentário sobre o Dr Raimundo Marques.
Como eu enviei no Zapp para o De Raimundo Marques,ele achou que era você até estava divulgando novamente. Então ele lhe agradeceu, só que enviando o agradecimento para o meu Zapp.
Eis aí o agradecimento:
"Bom dia meu conterraneo e amigo Herbert Lago. Muitissimo lisonjeado com a reprodução e divulgação de minha biografia, ganhei o dia hoje. Vc, um reconhecido homem de Letras, devotado à cultura, um currículo invejavel, que presta, pelo BELO IDEAL DE SERVIR sem o
escopo do proveito pessoal é, no meu conceito, um referência cultural, não só de Chapadinha, mas de um.universo maior, um tesouro a ser "explorado" . Na minha próxima viagem. à nossa Chapadinha, onde permanecerei por alguns dias, como sempre, preciso lhe encontrar para lhe entregar algumas dezenas de livros, na tentativa de contribuir para o seu belo e importante projeto de mini- bibliotecas públicas, incentivando a leitura e disseminando a cultura em nossa Chapada. Isto deverá acontecer entre 25 a 31 deste mês de Março 2024. Muitissimo obrigado pela homenagem imerecida que me enriquece a vida é alenta minhay alma.Estamos bem. Espero que vc e sua digna família também estejam em boa paz e saúde. Forte e fraternal.
abraço. Raimundo Marques"