herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Lourival Passos.

    

Lourival Passos

    Lourival Vieira Passos, nasceu em Chapadinha, no dia 23 de setembro de 1925, em uma família de intelectuais e políticos. Filho de Manoel Vieira Passos e Raimunda Maria da Conceição e teve mais 7 (sete) irmãos: Nilza Moraes Passos, Zenaide Moraes Passos, Enedina Moraes Passos, Maria Domingas de Moraes Passos, Dalila de Moraes Passos, Otávio Vieira Passos e Helvécio Vieira Passos.

     Em 1937, com apenas 12 anos de idade, Lourival Passos foi morar com suas irmãs Nilza e Zenaide em São Luís para estudar. Lá, ele fez o curso primário no Instituto Cerveira. Depois fez o curso de admissão para o Ginásio no Colégio Cysne Branco.

        Em 1943, completado seus 18 anos de idade, foi para a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, com o seu irmão Helvécio, para cursar a Faculdade, mas não chegou a concluir e retorna para São Luís.

      Lourival cortejava sua prima Áurea desde novinha, ainda de menor, ela era uma mocinha muito bonita. Mas a mãe de Áurea, dona Leoneza Vieira, não consentia o namoro, mas mesmo assim, Lourival e Áurea começaram a namorar escondidos. À época, Áurea até namorava outro rapaz, mas quando Lourival chegava de férias em Chapadinha, ela terminava o namoro para ficar com o primo Lourival, as escondidas. Áurea ainda chegou a ficar noiva de uma rapaz chamado Milton, que trabalhava na Coletoria da Fazenda. Até que um dia Lourival veio de férias para Chapadinha e Áurea terminou o noivado e fugiu com Lourival para São Luís, no lombo de um cavalo. Saíram de Chapadinha para a Lagoa Amarela. De lá foram para Urbano Santos, de Urbano Santos para Morros e de Morros foram para São Luís. Chegando em São Luís, eles pediram abrigo na casa de Aldenora, esposa do Coelhinho da Rebeca (violino). E daí, Aldenora organizou o casamento de Lourival com Áurea no religioso.

Lourival, Áurea e o neto Zanata

            Em 1949, com 24 anos de idade, Lourival casou-se com a sua prima Áurea da Paz Vieira, as escondidas em São Luís, porque a mãe dela, dona Leoneza, não aceitava o namoro. E dessa união tiveram 5 (cinco) filhos: Rosália Maria de Sousa Passos, professora, Rosanea Maria de Sousa Passos, pedagoga, Rosângela Maria de Sousa Passos, formada em Administração, Romero Março de Sousa Passos, funcionário público e Robson Manoel de Sousa Passos, funcionário federal do INSS, que lhes deram 12 (doze) netos: Fernanda Passos Dias Wolff, Fabiana Passos Dias, Ruannita Passos Dinis Silva,  Renan Passos Dinis da Silva, Zanato Passos Costa, Camila de Sousa Passos, Sabrina de Sousa Passos, Carolina de Sousa Passos, Cecília de Sousa Passos,  Maria Ivanilde Passos e Fabricia Passos Dias.

Regressa para Chapadinha, onde deu continuidade aos estudos, concluindo o curso de Contabilidade no Colégio Comercial José Caetano (CNEC), e para seguir a carreira de professor fez o Curso Normal (Pedagogia), no Colégio Raimundo Bacelar.

            De 1950 a 1955 trabalhou no escritório do seu pai Manoel Vieira Passos. Trabalhou ainda, na Coletoria Estadual de Chapadinha como Agente Fazendário de 1954 a 1969, Chefe da Coletoria de Afonso Cunha de 1967 a 1969, Agente Recenseador do IBGE de 1950 a 1969, Secretário Executivo da Câmara Municipal de Chapadinha de 1984 a 1989, Diretor Administrativo da Câmara Municipal de Chapadinha de 1989 até 1991. Foi ainda contador por vários anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadinha.

Lourival e João Batista Santos

Lourival Passos era professor de Literatura, Português, Redação Oficial e Comercial, Direito e Legislação. Além de vários estabelecimentos de ensino estadual e particular, foi professor de Literatura no Colégio Raimundo Bacelar e também no Centro de Ensino Raimundo Araújo de 1986 até o seu falecimento em 1995.

       Lourival Passos foi fundador da Academia de Letras, Artes e Ciências de Chapadinha, da qual era acadêmico efetivo e tem poesias de sua autoria publicadas na Antologia da Academia de Letras.                    Lourival era um boêmio inveterado, poeta, músico, cantor e compositor. Compôs várias música, ainda inéditas e escreveu várias poesias, como esta que ele fez para sua esposa Áurea por ocasião de seu falecimento em 04 abril de 1994.

 

ÚLTIMO ADEUS

 Seu último suspiro

Foi seu último adeus

                                                      Num leito hospitalar, longe dos meus olhos,

                                                 Deus o levou para sempre.

                                                      E a tenho bem guardada, quem nesta vida,

                                                      Soube ser mãe, companheira,

                                                  amiga e bem amada.

                                                 Deus a tenha consigo

                                                  No seu reino muito além.

                                                   Aqui na terra fica comigo

                                                  A saudade de um bem,

                                                      Que floriu ainda criança.

                                                    Mas que, tenho esperança

                                                 De um dia encontrá-la.

                                                   E na presença de Deus,

                                                      Aperta-la nos meus braços

                                                   E ainda poder ama-la.

            Em Chapadinha existiam alguns baluartes quando o assunto é a música, ainda mais quando se fala de algo mais específico, como o bem tocar violão, e nessa seara é impossível não lembrar de Lourival Passos.

Lourival no violão

Lourival Passos, por certo foi encontrar a sua amada Áurea. Faleceu no dia 7 (sete) de novembro de 1995, um ano e sete meses depois do falecimento de sua esposa Áurea, aos 70 anos de idade e está sepultado em Chapadinha, no Cemitério Central Nossa Senhora das Dores.


Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Rosanea Passos (Filha)


A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

 

  

Nenhum comentário: