herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

REFLEXOS DA LITERATURA CHAPADINHENSE


     


 A cultura das diferentes populações se expressa através de diferentes formas, entre elas está a poesia. A forma mais antiga de poesia é a oral, que era passada de geração em geração. Muitas vezes em forma de música. A poesia inclusive é mais antiga do que a própria criação do alfabeto, e a partir dessa criação puderam ser registradas para a posteridade, pois o homem sempre teve necessidade de se comunicar e expressar seu eu. No pensamento dos germânicos a poesia vem a estar presente em todas as formas de expressão artística: música, pintura, escultura, coreografia, etc, tornando-se o núcleo residual de todas as artes

                POESIA CHAPADINHENSE

      Chapadinha tem um legado poético valioso para a nossa história, e na atualidade observa-se o alvorecer de uma poesia nova que mostra de forma clara que o poeta Chapadinhense continua muito vivo e fluente em suas inspirações. A poesia não expirou. Mesmo sendo esquecida, pouco difundida e falada.

      Com o objetivo de divulgar a poesia Chapadinhense, os seus poetas e poetisas, publicarei neste espaço de A PROSA, aspectos da nossa literatura, destacando seus nomes de maior expressão, resgatando um pouco a sua importância a sua biografia, suas respectivas poesias e seus reflexos na atualidade. Conhecer um pouco mais a história e a obra dos principais escritores chapadinhenses.

      Chapadinha tem um número significativo de poetas e escritores talentosos, com alguns nomes de maior relevância como: Mata Roma, Zizete Cunha, Ataliba Vieira, Helvécio Vieira Passos, Raimundo Nonato Vale, Clara Martins, Lourival Passos, Herbert Lago Castelo Branco, Zé dia Riba, Maria Coelho, dentre outros. Suas criações poéticas são em sua maioria manifestações de vida, relatos da realidade, muitas vezes sob uma perspectiva romântica, desbravadora, inquietante e altruísta. A poesia Chapadinhense retrata não só o romantismo habitual dos poetas, mas retrata a vida de um povo hospitaleiro, lutador, sofrido, porém feliz.

      Os reflexos da poesia Chapadinhense na atualidade, há nomes emergentes, promissores e jovens poetas,    que com grande esmero escrevem suas poesias, para quem sabe um dia surgir um grande poeta ou poetisa desses versos singelos e adolescentes. Desta nova safra de poetas como Fernando Nunes, Lucille Berce, (filha do também escritor Antonio José, o AJ), que com 11 anos lançou seu primeiro livro de poesia intitulado “AS HISTORINHAS DE LU”, que por sinal é muito bom e recomento a leitura.     

      A seguir, trecho de um dos poemas desta jovem poetisa Chapadinhense Lucille Berce.

VIDA E POESIA

A vida em si já é uma poesia

Quando bem vivida e aproveitada,

É amor, paz e alegria

É a felicidade alcançada

É um dom celestial que recebemos,

E devemos vive-la na alegria

Aproveitando bem cada momento

Para fazermos desta vida uma poesia.


Herbert Lago Castelo Branco 

Extraído da Monografia de Edlaina Vasconcelos Bezerra

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria e fonte, conforme as normas e leis.

 


Um comentário:

Pastoral da Comunicação disse...

Entre os poetas emergente o meu amigo esqueceu o nome do Prof.Mestre EVALDO CARLOS.Tome nota,de resto, o senhor está de parabéns pela iniciativa. P.Casimiro João