herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

domingo, 6 de fevereiro de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Zé di Riba.

 

Zé di Riba

    José Ribamar Lima, mais conhecido como Ribartes e agora Zé di Riba, nasceu em Chapadinha, numa casinha na rua Gustavo Barbosa no dia 02 de outubro de 1956, filho de Rosa Almeida Lima e tem mais 4 (quatro) irmãs: Rosimá Almeida Lima, Rosilene Almeida Lima, Rosilane Almeida Lima e Rosicleia Almeida Lima

            Começou os estudos primário, (hoje ensino fundamental) em Chapadinha, na escola Amélia Almeida, e iniciou o ginásio, (hoje ensino médio), no Ginásio professor Mata Roma. Depois foi para a cidade de Santa Inês, onde concluiu o ensino médio na modalidade Normal com formação de professor e iniciou 2 (duas) graduações, em Geografia e História, ainda incompleto.

Zé de Riba trabalhava na prefeitura de Chapadinha na gestão do prefeito Irineu Veras Galvão, quando conheceu a linda normalista Maria do Carmo, que trabalhava como caixa no Armazéns Tabajaras, e bastou uma piscadinha de olho para o começo de um namoro. Ze di Riba e Maria do Carmo Sousa Lima, se casaram no dia 12 de janeiro de 1982, e tiveram 4 (quatro) filhos: Zaira Rose Sousa Lima, Zairo Sousa Lima, Zairiane Sousa Lima e Zambelle Sousa Lima. Depois teve outra filha, Rosilene Silva Lima, de um relacionamento com Azenir Cavalcante Silva, em Alto Alegre do Pindaré.

Ze di Riba com a familia

            Depois de separado, em 2004 foi para a cidade de Santa Inês, onde trabalhou para prefeitura na área da cultura como professor de artes plásticas no projeto “Novos Caminhos” no período de 02 de janeiro de 2004 a 2007. Em 2007 foi para a Região do Pindaré, cidade de Alto Alegre do Pindaré, onde também trabalhou na prefeitura pelo PET pró-jovem e CRAS indígenas no período de 2008 a 2014. Foi também instrutor do programa Mais Educação do governo federal e de cursos promovido pela Vale do Rio Doce do Maranhão em 2015 nos povoados Auzilândia, Mineirinho e Nova Brasília, interior de Alto Alegre do Pindaré.  

            Zé di Riba é poeta, artista plástico, artesão, percussionista, um ativista cultural. Foi um dos fundadores da Academia de Ciências Letras e Artes de Chapadinha, onde hoje é membro efetivo como acadêmico. Já participou de Conselhos Municipal de Cultura, Conferências e de vários fóruns de cultura. Tem poemas seus publicado nas Antologias da Academia de Letras de Chapadinha e está no prelo o seu livro intitulado de “MINHAS ANDANÇAS.” Participou do último CD do Bloco dos Quiabos com a marchinha “CAIA NA FOLIA,” foi o autor da capa da segunda edição do livro infanto-juvenil “BRINDALUZ” do também escritor Herbert Lago. Em 2019, por ocasião do aniversário de Chapadinha, 29 de março, recebeu o diploma de Menção Honrosa como reconhecimento pelos serviços prestados na área da cultura, indicação do vereador Luis Silva de Abreu (Luis Barbeiro), e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

        

Casa onde nasceu Zé di Riba 

    Dentre os poetas Chapadinhenses Zé di Riba destaca-se pela versatilidade com as artes e sua intimidade com as letras, como denota em seus versos com traços da contemporaneidade que não deixa de evidenciar a sua consciência crítica em sintonia com o mundo que o rodeia. E o aspecto telúrico e constante retorno à terra natal, evidenciado em “TERRA AMADA.”


TERRA AMADA

Chapadinha terra amada

Rainha do meu amor

Bela como uma flor

Berço onde nasci.

            Terra de poetas e seresteiros

            Que lembras o teu passado

           Hoje cabisbaixo e amargurado,

               Lembro-me da rua Gustavo Barbosa

            E da casinha onde nasci.

          Hoje não existe mais,

                  Só resta lembranças do meu passado

         Do meu tempo de criança

             Onde tudo se passou

               E não volta nunca mais.

 Zé di Riba hoje está com 65 anos de idade e atualmente mora em Chapadinha, num pequeno, mas lindo arvoredo de nome Recanto da Macaoca, onde cuida com muito carinho da sua Curica Veró e do Papagaio Veronício e trabalha no seu Buteco do Zé di Riba.

Herbert Lago Castelo Branco

Poeta/Escritor

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

JOHNSON disse...

Muito interessante estas poesia vc está de parabéns Zé de Riba meu primo