herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES

Ênfase em Ataliba Vieira de Almeida

                                         

Ataliba Vieira 

    Ataliba Vieira de Almeida, nasceu em Chapadinha no dia 06 de agosto de 1911, filho de Antonio Abel de Almeida e de Maria Vieira de Almeida e tinha mais seis irmãos: Amélia Vieira de Almeida (Sinhá), Antonia Vieira de Almeida, Edésio Vieira de Almeida, Raimundo Vieira de Almeida (Mundiquinho), Sebastião Vieira de Almeida (Basa) e Senhorinha Vieira de Almeida. Casado com Maria Camélia Pimentel Almeida, com quem teve cinco filhos: Maria Marta, Antonia Mécia, Ataliba Filho, Francisco Mário e José de Ribamar Vilarton.

            Ataliba Vieira começou os estudos na cidade de Brejo, tendo sido aluno do famoso educador Lafaiete de Campos Mendonça. Prosseguiu os estudos na tradicional Academia de Comércio de São Luis, onde chegou ao 3º ano do Curso Comercial.

            Aos 15 anos largou os estudos para ingressar na atividade comerciária, trabalhado, inicialmente em Chapadinha, na firma de José Vieira Passos, de 1925 a 1935. Exercendo-a, também na cidade de Pedreiras, no comércio de Benedito Lago, de 1934 a 1935.

            De 1936 a 1941 Ataliba colocou o seu próprio comércio. Até quando decidiu mudar de ramo, adquirindo um caminhão para transporte de cargas e de passageiros. Atividade que mesclou com a agropecuária até 1959, quando ingressou na atividade pública, sendo nomeado para o Setor Fazendário do Estado, iniciando como Escrivão e aposentando-se em 1981, como Coletor.


            Seguindo a saga da família Vieira Almeida, a partir de 1950 Ataliba ingressou também na atividade política onde foi vereador por 3 (três) Legislaturas. Vice-Prefeito por 2 (duas) vezes e Prefeito por um ano 30/01/1950 a 30/01/1951, em substituição ao prefeito Raimundo Araújo, que renunciou ao cargo. E após se aposentar em 1981, voltou à atividade agropecuária, nela, permanecendo até a sua morte em 1997.

            Ataliba Vieira de Almeida era uma pessoa amiga, alegre, brincalhão, que gostava de narrar os acontecimentos que se sucederam desde a criação de Chapadinha. Acima de tudo um homem de muita fé e íntegro. Não tinha apego a bens materiais e não media esforços para ajudar ao próximo. Sempre dizia: "se for para ter muito dinheiro para não ajudar as pessoas, prefiro ficar sem." Antes de morrer, Ataliba deu a sua Casa de Farinha montada para Domingos Rodrigues e loteou em hectares uma parte de sua fazenda  Santa Luzia e doou para seus moradores.


            Dentre os poetas Chapadinhenses, Ataliba Vieira destaca-se como saudosista, amava sua cidade e não perdia a oportunidade de demonstrar sua incrível sensibilidade, sempre a aflorar-se nas palavras: “Viver em Chapadinha, mesmo que por um ano, era-me mais valioso do que dez anos em Brasília.” o seu livro “CHAPADINHA, Historiografia e Núcleos Familiares” até então, é a obra mais completa sobre a história de Chapadinha.

            No poema intitulado “CHAPADINHA, MINHA VIDA” Ataliba faz a sua homenagem a terra que tanto amou.

CHAPADINHA, MINHA VIDA

Outrora Chapada das Mulatas

Belas morenas a cavalgavam

Ora emancipada és Chapadinha

Amante dos que te encantavam.

Exaltar tua gente e teus valores

Entre nossas gerações futuras

Garante no porvir teus pendores

Vigor histórico das culturas.

Os teus campos de grande esplendor

Esculpiram o cerne do meu ser

Impregnando-me com teu valor

Florescendo todo o meu viver.

Nobilitar-te em versos e prosas

A mim parecia ato impossível

Exalavas perfume de rosas

Inspirando o imaginar inatingível.

Ataliba Vieira de Almeida faleceu em 1997 com 86 anos e esta sepultado em Chapadinha, no Cemitério Central Nossa Senhora das Dores.

 

Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Chapadinha, Historiografia e Núcleos Familiares.

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria e fonte, conforme as normas e leis.

 


Um comentário:

Unknown disse...

Amei a homenagem. Bem merecida a quem deixou um grande legado em sua terra natal.Parabens para toda família