herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Fernando Nunes

 

Fernando Nunes

     Domingos Fernando Nunes de Sousa Pereira, mais conhecido como Fernando Nunes, nasceu no povoado “Morro Grande” município de Chapadinha, no dia 18 de junho de 1989, onde passou os seus primeiros 2 (dois) anos de idade. Fernando é o 6 (sexto) filho do lavrador José da Conceição Pereira e da quebradeira de coco Maria de Jesus Nunes de Sousa Pereira e tem mais 6 (seis) irmãos:  Maria Francisca Nunes de Sousa Pereira, José da Conceição Pereira filho, Antônio Francisco Nunes de Sousa Pereira (Branco) Raimundo Nonato Nunes de Sousa Pereira (Dico) Joseane Nunes de Sousa Pereira (deusa) e Josiel Nunes de Sousa Pereira. 

Em 1992 seu José e Dona Maria, como eram conhecidos os pais de Fernando, a procura de melhorias de vida e melhores condições de estudo para os seus 7 (sete) filhos, abandonaram a zona rural e vieram para a cidade de Chapadinha.

Ao chegarem em chapadinha seu José tratou logo de matricular os filhos na escola, pois mesmo sendo um homem simples, humilde e de pouco estudo, sempre teve a consciência e dizia para os seus filhos que o estudo era a única riqueza que poderia oferecer para eles.  

 

Fernando Nunes estudou os primeiros anos na “Pré-Escola Pingo de Gente,” localizada no bairro Campo Velho, onde a família fixou residência. Depois cursou do primeiro ao quarto ano na “Escola Presidente José Sarney,” também localizada no bairro do Campo Velho.  Onde desde cedo já demostrava grande aptidão para o desenho e as artes plásticas, causando logo uma enorme admiração por parte dos professores e dos seus colegas de turma. Aos 12 anos de idade foi estudar na “Escola Isaias Fortes de Menezes,” onde participou de Oficinas Culturais, de Literaturas, Teatro, Karatê e Capoeira. Tornou-se membro do grupo “Angoleiros da Chapada,” primeiro grupo de capoeira de Chapadinha, liderada pelo professor Formiga (Toinho), onde permaneceu por 2 (dois) anos. Depois participou por 8 (oito) anos do grupo de capoeira “Muzenza” sob o comando do professor Sérgio (Raposa).

 

Aos 14 (quatorze) anos de idade Fernando Nunes já demostrava o seu talento para o desenho, para as artes plásticas e começou também a escrever os seus primeiros poemas. Apesar da pouca idade distribuía a seu tempo entre o desenho e a poesia.

Fernando com a esposa e filha

 

De 2005 a 2008, Fernando Nunes cursou o Ensino Médio na Escola Estadual C.E.M - Centro de Ensino Médio Raimundo Araújo, época em que iniciara na profissão de pintor letrista e residencial no Atelier "Visual Artes," localizado na Avenida Presidente Vargas, sob o comando de Leandro Araújo (Leandro pintor). Durante 2 (anos) na parte da manhã, dedicava-se ao trabalho de letreiros e pinturas de residências e lojas de Chapadinha, e os seus estudos durante a tarde até a conclusão do Ensino Médio.

Ingressou no (CEESERMA) Centro de Ecumênico de Estudos Religiosos do Maranhão, para cursar pedagogia e teologia, mas abandou antes da conclusão.

 

            Em 2013, com 24 anos de idade, conheceu a jovem Alexandra Costa da Silva, que tinha 18 anos de idade, filha de Francisco Lopes da Silva e Maria Francisca da Conceição Costa da Silva, também oriundos do povoado "Morro Grande.” Em 2015 nasceu o fruto desse matrimônio, a sua filha Fernanda Dominique Costa Nunes, hoje com 7 (sete) anos de idade.

Fernando Nunes no seu Atelier

 

            Fernando Nunes, desde cedo foi um leitor assíduo de poesia, literatura, filosofia e história da arte. Esse conhecimento faz com que expresse em suas telas, uma pintura de traços firmes e de cores fortes. Hora transitando no estilo cubistas, expressionista e no abstracionismo. Aproximando-se também de um surrealismo onírico. Através de sua pintura atípica caracterizada principalmente pela “deformação proposital” de sua paleta de cores vibrantes. Fernando Nunes se aproxima cada vez mais de se tornar um modernista chapadinhense, sempre em busca de uma digital própria.

 

Na poesia, Fernando Nunes tem um estilo livre, de poemas curtos, mas de cadência profunda e ritmada, como podemos perceber abaixo em “MEU VERSO É TORTO”

 

   MEU VERSO É TORTO

 

Meu verso é torto,

Perdido entre o feio e o belo,

Mundo aonde me fecho,

Camuflado, branco, preto, vermelho, amarelo...

 

Meu verso é torto,

Feito nas tardes porosas,

Mastigado pelo tempo,

Dentro de seu próprio sentido, absorto, asas ao vento...

 

Meu verso é torto,

Pássaro de carne,

Voo rasante,

Rangido das horas,

Rastros do vento,

Desproporção, osso, pêlo, cartilagem,

Perfil traçado nas paredes do tempo.

 

            Chapadinha tem um legado poético valioso para a nossa história, e na atualidade observa o alvorecer de uma nova poesia, como as de Fernando Nunes, que mostra de forma clara que a poesia Chapadinhense não expirou, continua florando, muito viva e fluente na inspiração de uma nova safra de poetas com um estilo próprio como é o poeta Fernando Nunes.

 

Herbert Lago Castelo Branco

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

Fonte: Fernando Nunes

 

 

 

 

           

Nenhum comentário: