herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

'CONSOLAI O MEU POVO"

Encontra-se em missão em Chapadinha desde o dia 31 de julho deste ano o grupo de missionário João Paulo II constituído de 10 jovens missionários da diocese de Coimbra – Portugal, acompanhados pelo Pe. Luis Miranda que em nome do Grupo divulgou uma carta circular intitulada “Consolai o meu povo” com uma análise critica de suas percepções sobre a cidade de Chapadinha a qual publico abaixo um parágrafo que mais me chamou a atenção.

““... Em Chapadinha permanecem algumas características que já no ano anterior tínhamos encontrado: de dia ou de noite um barulho ensurdecedor, a degradação das famílias com a proliferação de bares e com políticas que em nada preservam a família e os filhos. Ao nível da educação existem muitos colégios, mas a formação escolar é bastante deficitária devido a uma preparação pouco rigorosa dos professores. Permanece a corrupção latente e visível dos políticos… neste contexto a Igreja torna-se a única referência moral que aponta caminhos de fidelidade, perseverança, verdade e transparência. Tudo isto implica um trabalho de evangelização nem sempre bem compreendido e muitas vezes perseguido pelas autoridades civis. Mesmo assim, no testemunho que colhemos dos padres Missionários aqui presentes, Pe Neves, Pe Casimiro e Pe Pedro, o evangelho tem de ser proclamado em cada dia com renovado vigor, ousadia e fidelidade e é notório o esforço que fazem para no âmbito da evangelização ajudarem a “cidade dos homens” a ser mais humanizada e humanizadora, mais cristã porque mais humana e mais humana porque cada vez mais cristã”. (Pe. Luis Miranda).

Esta é a visão que o grupo de missionários tem de Chapadinha, que com certeza foi encaminhada a diocese de Coimbra e até mesmo ao Papa Bento XVI, a qual deixo aqui para reflexão dos políticos e dos Chapadinhenses em geral com a seguinte pergunta: é isso mesmo?

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro Herbert,
Antes quero te parabenizar pelo seu blog. Sou assíduo leitor. Com relação a Carta dos missionários com avisão crítica de Chapadinha. Acho que eles deveriam fazer suas missões no IRÃ, IRAQUE ou na PALESTINA, pois lá eles iam ouvir um barulho ensurdecedor dos escorpeta e das bombas.