Contato

herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sexta-feira, 10 de junho de 2016

LER PARA EXPANDIR HORIZONTES


A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no mês de maio de 2016 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), mostrou que tem aumentado o número de livros lidos no Brasil. Na 3ª edição realizada no ano de 2011, os brasileiros liam, em média, 1,85 livros por ano. Em 2015 a 4ª edição da pesquisa mostrou que tem aumentado o número de livros lidos, esse número passou para 2,54.
Para a coordenadora da pesquisa, Zoara Faílla, “toda leitura é importante, de livros didáticos ou de literatura. Esses últimos são essenciais para despertar a imaginação, ter contato com diferentes emoções e conhecer diversos momentos históricos e contextos culturais”.

As estudantes do 8º ano do Colégio Manoel José de Santana Daniele (E), Mayra Valéria (C), e Ana Paula (D), todas de 13 anos, frequentadoras assíduas da Biblioteca Alternativa, reconhecem essa importância, tanto para começarem a se preparar ao ritmo de estudos mais forte do ensino médio quanto para as carreiras que quiserem seguir depois da educação básica. “Para mim, ler é voar sem ter asas. Quando leio um livro, entro num universo da imaginação”, diz Ana Paula. A sensação é compartilhada por Mayra: “Com a leitura eu posso conhecer e explorar mundos diferentes”. Livros de ficção, romance e aventura são os que mais atraem elas e a colega Daniele.

Além de viajarem no mundo mágico da literatura, elas se preparam para desafios futuros, como o Enem. Pois a leitura é essencial aos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que sempre contextualiza as questões com fatos do cotidiano. Quando você lê desenvolve um vocabulário melhor e constrói frases mais lógicas e mais inteligentes, fundamental para dominar os conteúdos didáticos.

Nenhum comentário: