herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sexta-feira, 26 de julho de 2019

BRINDALUZ: um Peixe na Poesia


Embora este livro de Herbert Lago Castelo Branco seja um conto infantil, cuja publicação é inteiramente independente, o seu conteúdo é pleno da mais genuína poesia. Pena que não tenha sido publicado por uma editora de renome, com possibilidade de revisão, divulgação e distribuição garantida.

Nunca precisamos tanto da literatura infantil como agora! E, paradoxalmente, nunca os escritores novos foram tão alijados do sistema editorial brasileiro como atualmente!
Sabemos todos que há uma grande quantidade de títulos sendo publicados atualmente para o público jovem e infantil, entretanto, sabemos também que a maioria desses livros são fracos, tendenciosos e caros, o que é bem típico dos países subdesenvolvidos, cujas culturas estão sendo manipuladas mais em benefício da ignorância do que do conhecimento e da razão. Há mais fumaça que fogo no céu da literatura infanto-juvenil.
Mas voltemos ao BRINDALUZ, do poeta Herbert Castelo Branco. Um livro simples, mas contundente na preocupação de resgatar valores há muito (e desastrosamente) substituídos pelos modernos aparelhos eletrônicos. BRINDALUZ é uma história de rei e príncipe encantados, codificada nos princípios da família, onde o homem é o elemento essencial enquanto estrutura orgânica dentro da sociedade.
Somos partidários do conceito de que a criança deve aprender a raciocinar e não a memorizar. E nada melhor para isto que a indução por meio da criação literária, com destinação adequada à cada faixa etária. Um homem só se faz pensando e para tal é preciso que aprenda e desenvolva, desde cedo, a sua linguagem, num processo livre e natural, ou seja, através da leitura e do exercício do pensamento.
A história de Sarita e de seu peixinho Brindaluz, em alguns momentos, nos encanta e enleva, tamanha a sua sensibilidade poética. Noutros, nos induz simplesmente a uma viagem de volta ao passado, com seus sonhos e seus mistérios - onde só o milagre pode resolver, e resolve, a problemática da infância - e faz mais: descreve, sempre de maneira fantasiosa, o encantamento da Ilha de São Luís do Maranhão e a origem da cidade de São José de Ribamar; Quer dizer: um pouco do folclore brasileiro em forma de poesia.

                                                              João Carlos Taveira
                                                                   Poeta e Escritor



Nenhum comentário: