herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SALSICHAS E JORNALISTAS

Impressionante o que estamos vendo neste século 21 no Brasil. Estamos diante de tantos absurdos, lesões a direitos, deformações de teses de toda espécie, que uma decisão totalmente desprovida de lógica como essa do STF sobre diploma de jornalista é justificada como necessária para a liberdade de expressão. E o ministro Gilmar Mendes e outros aproveitam para desqualificar outras profissões, ameaçando com novas incursões na área.
Tratar o jornalismo como área em que qualquer um pode atuar é, no mínimo, irresponsabilidade. Os Ministros do Supremo fazem coisas que até mesmo Deus duvida. Depois de quatro anos numa cadeira de faculdade, investimentos, tempo, material, pesquisas, decidem rebaixar os profissionais de comunicação e compará-los a chefes de cozinha. Respeitamos todo profissional, de nível superior ou não. Mas sabemos distinguir o que é matéria jornalística, enquanto ao maitre cabe distinguir salsicha de lingüiça e outros ingredientes. O presidente do STF foi infeliz ao comparar profissionais de diferentes áreas. Como já dizia colega dele de tribunal, “respeite, não somos seus capangas de Mato Grosso”.
Mas esperar algo diferente do STF de Gilmar Mendes beira à utopia. E mais: num país dominado por políticos corruptos e sem ética, a maioria também sem qualquer formação profissional, a ausência de verdadeiros jornalistas é muito bem-vinda, pelo menos para eles, não?


Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e escritor
.

Nenhum comentário: