herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FISIOLOGÍSMO, VOCÊ SABE O QUE É ISSO?


O Fisiologismo, segundo o Dicionário Aurélio, é a prática política que consiste na obtenção de vantagens e favores políticos em troca de apoio ao governo, seja ele, federal, estadual ou municipal.
A fórmula clássica da cooptação fisiológica consiste em trocar apoio parlamentar por cargos e favores na administração pública.
A verdade é uma só, o fisiologismo prevalece porque é o caminho mais curto para se obter rapidamente o que se pretende. O grande problema do seu uso é o fato de se tratar de uma prática viciosa, que incentiva mais e mais essa indústria de favores sem se importar se esse ou aquele projeto é bom.
Tudo isso nos leva a conclusão lógica do porque de tantos desejarem uma vaguinha no legislativo ou na prefeitura. Alguns podem até serem ideologistas, mas a grande maioria é fisiologista e, só querem entrar para poderem negociar. Esta é a verdade e, infelizmente, a sociedade não consegue ver.
O caminho correto seria a isenção dos poderes tão decantada em uma democracia e, infelizmente não é o que se vê. Os projetos do executivo deveriam ser votados e, aprovados, porque são bons e não porque foram trocados por favores
O sistema que deveria prevalecer é simples: o legislativo fiscaliza o executivo e, a sociedade fiscaliza o legislativo. Enquanto esse sistema não encontrar eco na sociedade, continuaremos a conviver com as práticas hediondas de desvio de dinheiro público, improbidade administrativa, nepotismo e fisiologismo.
Política deveria ser coisa séria e nunca um mercado de negócios, onde o mais esperto leva maiores vantagens como, por exemplo, uma secretaria, um cargo no governo para um chegado, etc.
Vamos revolucionar esse mundinho imundinho da política, mas para que isso aconteça, ela tem que ter início já. Deve começar pelas bases, ou seja, pelos municípios, até atingir o topo da pirâmide.
Com certeza não estarei vivo para ver, mas como sonhador, espero que a geração dos meus netos possa ver essa revolução concretizada.
Como diz a música que inspirou uma geração: "QUEM SABE FAZ NA HORA, NÃO ESPERA ACONTECER".

Nenhum comentário: