Contato

herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CONJECTURAS POLÍTICAS DE CHAPADINHA E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012


O debate em torno das eleições municipais de 2012 traz algumas lições, uma delas é direta. Deve-se olhar com cautela quando a coisa parece muito acirrada, pois é possível que as diferenças entre a situação e a oposição não sejam tão diferentes assim, e que o ambiente de polarização em torno do grupo de Magno e de Izaias se deva mais a dificuldades políticas de se construir de fato uma 3ª via que não exerça somente o papel de atrapalhar.

Há certa tendência em considerar que o eleitor pertence a grupo A ou B, mas é um equivoco, é mais ao contrário, pois a oposição não nasce no legislativo, mas na sociedade; e nunca é inteligente subestimar a 3ª via porque pode surpreender os dois grupos.

Do ângulo da sociedade, o que interessa é o cumprimento de suas promessas ou programa de governo. Mas para os políticos, para quem adotar um lado e identificar-se em público com ele, é preciso sair politicamente vitorioso, ou pelo menos não derrotado.

No legislativo municipal haverá mudanças com o aumento de três novas vagas para vereador. Para usar uma expressão do universo cultural petista, a atual legislatura foi empoderada em toda base parlamentar pela prefeita. É possível que no fim das contas a base governista aceite ser conduzida pela máquina municipal na tentativa de se reeleger, mas vai ser um jogo de cena.

Por descuido ou fatalidade o PT de Chapadinha foi capitaneado por Magno Bacelar e aderiu ao governo municipal da prefeita Danúbia Carneiro já no final de mandato, e por consequência, acabou perdendo um importante instrumento de organização e de luta, o sindicato dos servidores públicos municipais.

O PT, por ser o partido da presidente da República e do Vice-Governador do Estado do Maranhão, tinha tudo para liderar a 3ª via em Chapadinha, mas está isolado, mais ou menos como os rebeldes de Bengazi antes dos bombardeios da Otan.

Pode ser que as pesquisas digam o contrário, vai saber. Pesquisas não são tudo, quem se torna escravo de pesquisas para de raciocinar.

Só se fala na eleição para prefeito de Chapadinha, será um jogo de xadrez completo! Em toda eleição os jogadores se movimentam não apenas com o objetivo de eleger alguém. Tão importante quanto, é saber quem serão os eleitos para vereador. Às vezes, como no caso da prefeitura de Chapadinha, pode até ser mais importante.

Nenhum comentário: