herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CHAPADINHA DEVASTADA: O VERDE PERDE ESPAÇO.




Que me desculpe o leitor em busca de alguma amenidade pós-moderna para espairecer a mente, bombardeada por tantas notícias graves, mas a devastação e perda do verde de nossa cidade é absolutamente preocupante. Não sou contra o progresso, nem tampouco contra o asfaltamento das vias públicas de Chapadinha, mas não posso ficar calado diante da omissão dos poderes públicos com o crime que a empresa que está asfaltando as ruas de Chapadinha está cometendo: cortando todas as árvores das ruas e as de frente das casas que servem para amenizar o calor, além é claro, de deixar nossa cidade ainda mais bonita. E a situação é ainda mais grave porque há grandes áreas em que o desaparecimento da vegetação nativa dará lugar à instalação da Suzano para fabricação de palites de eucalipto.
A devastação afeta o clima, fragiliza as bacias hidrográficas, o abastecimento de água e agrava os problemas urbanos, como os alagamentos. O progresso chegou, Chapadinha se tornou o coração administrativo do baixo Parnaíba ao longo das últimas décadas e as políticas públicas não acompanharam o crescimento e a consolidação dos nossos centros urbanos em harmonia com a natureza..
Uma realidade que não passa despercebida é a falta de um projeto de criação de um parque ecológico de Chapadinha. O parque também contribuirá para desafogar o sistema de drenagem pluvial, propiciará um clima agradável para a cidade, amenizará a paisagem onde predominará o asfalto e o concreto e proporcionará a melhoria da qualidade de vida da população.



Foto: William Fernandes

Nenhum comentário: