Contato

herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA BIBLIOTECA ALTERNATIVA

  
  
BOA TARDE A TODOS E A TODAS.

QUERO DIZER AOS SENHORES E SENHORAS PRESENTES QUE ESTA SOLENIDADE NO DIA DE HOJE NÃO É POR ACASO. ESTA DATA FOI ESCOLHIDA PORQUE NO DIA 29 DE OUTUBRO DE 1810 A REAL BIBLIOTECA PORTUGUESA FOI TRANSFERIDA PARA O BRASIL E FUNDADA A BIBLIOTECA NACIONAL. E É POR ISSO QUE ESTA DATA FOI ESCOLHIDA PARA O DIA NACIONAL DO LIVRO.
E QUANDO A GENTE FALA DE BIBLIOTECA E DE LIVROS, NÃO PODEMOS ESQUECER-NOS DE LEITORES. E AI  TEMOS MUITO POR FAZER.
A PESQUISA RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL  DIVULGADA NA 22ª BIENAL DO LIVRO TRAZ UM LEVANTAMENTO PREOCUPANTE. O BRASILEIRO LER APENAS 2 LIVROS POR ANO. OS CHILENOS E ARGENTINOS LEEM 3 OS ESPANHÕES 10 E A MEDIA DOS EUROPEUS É DE 9 LIVROS POR ANO.
SE OS PROFESSORES FOSSEM TAMBÉM LEITORES E MEDIADORES DE LEITURA E AS BIBLIOTECAS FOSSEM ATRATIVAS TANTO NA FORMA COMO NO CONTEÚDO, É POSSÍVEL AUMENTAR O NÚMERO DE LEITORES.
.A BIBLIOTECA ALTERNATIVA FOI A FORMA ENCONTRADA PARA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA COMUNIDADE, EM ESPECIAL DOS NOSSOS JOVENS. PROPORCIONANDO-LHES O ACESSO AOS LIVROS E À CULTURA, AJUDANDO A FORMAR CIDADÃOS COM DIGNIDADE.
É UMA BIBLIOTECA MODESTA, TEMOS QUE MELHORAR AINDA MAIS OS NOSSOS ESPAÇOS FÍSICOS  NOSSO PRÓXIMO PASSO É CONSTRUÇÃO DO NOSSO SALÃO DE MÚLTIPLAS FUNÇÕES, QUE SERVIRÁ DE AUDITÓRIO E PARA REALIZAÇÃO DE OFICINAS CULTURAIS.
ALÉM DISSO, SERÃO ADOTADAS OUTRAS AÇÕES DE ESTÍMULO A LEITURA. COMO POR EXEMPLO: A INSTALAÇÃO DE BIBLIOTECAS ITINERANTES NOS BAIRROS E NA ZONA RURAL.
DIZ O PROVÉRBIO AFRICANO QUE UMA BOA BIBLIOTECA POR SEU VALOR PERMANENTE E COLETIVO. É MAIS RICA QUE OS MARFINS DAS MANADAS DE ELEFANTES.
POR ISSO O PROFESSOR PRECISA DESCOBRIR COMO FAZER USO DA BIBLIOTECA PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS SEUS ALUNOS. E HÁ UMA INFINIDADE DE FORMAS, MAS A PRINCIPAL É ENSINAR O ALUNO A SER UM LEITOR.  UM EXEMPLO SIMPLES É O PROFESSOR INDICAR A LEITURA DE UM LIVRO OU DE UM POEMA E PEDIR QUE TROUXESSEM NA AULA SEGUINTE UM RESUMO SOBRE O QUE LERAM.
TEMOS CONSCIÊNCIA DO NOSSO PAPEL E DE QUE ESTAMOS CONTRIBUINDO PARA CHAPADINHA, PARA O MARANHÃO E PARA O BRASIL A MELHORAR ESSES ÍNDICES AUMENTANDO O NÚMERO DE LEITORES
PROVA DISSO É O AUMENTO DA FREQUÊNCIA E DE EMPRÉSTIMOS DE LIVROS NA BIBLIOTECA ALTERNATIVA.. SÓ PARA CONHECIMENTO DOS SENHORES EM 2010 TÍNHAMOS 72 LEITORES COM CARTEIRINHA E EMPRESTAMOS 267 LIVROS EM 2011 TÍNHAMOS 153 LEITORES E EMPRESTAMOS 436 LIVROS, EM 2012 PASSAMOS PARA 514 LEITORES E EMPRESTAMOS 4.574 LIVROS E EM 2013 JÁ ULTRAPASSAMOS OS 600 LEITORES E ESTAMOS PRÓXIMO DOS 8 MIL EMPRÉSTIMOS DE LIVROS.

ISSO É UMA PROVA DE QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER E DIFUNDIR PROJETOS CULTURAIS DE GRANDE ALCANCE E ACEITAÇÃO POPULAR, MESMO COM ESCASSEZ DE RECURSOS FINANCEIROS.
HOJE TEMOS A CERTEZA DE QUE VALEU A PENA ACREDITAR NESSE PROJETO. E NOS ENCHE DE ORGULHO EM APRESENTAR UM DESSES LEITORES, O GABRIEL SOUSA RODRIGUES DE 9 ANOS IDADE, FREQUENTADOR ASSÍDUO DA BIBLIOTECA ALTERNATIVA, QUE SÓ NO ANO DE 2013 JÁ LEU 124 LIVROS INFANTIS E GIBIS.E COMO RECONHECIMENTO E INCENTIVO PELO SEU GOSTO PELA LEITURA, A BIBLIOTECA ALTERNATIVA ESTÁ LHE HOMENAGEANDO HOJE,  OUTORGANDO-LHE O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, PARA QUE GABRIEL SERVA COMO EXEMPLO..

MEU MUITO OBRIGADO E BOA TARDE A TODOS.
 HERBERT LAGO CASTELO BRANCO


 


Nenhum comentário: