herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 6 de junho de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em AJ.

     

Antonio José - AJ

    Antonio José Machado da Silva, mais conhecido como AJ, nasceu na cidade de Coelho Neto (Ma), no dia 17 de maio de 1971. Filho de Ricardo Machado da Silva e de Maria Sousa Lima. AJ era filho único do casal, mas seu pai teve outras 3 (três) famílias, tendo portanto mais 9 (nove) irmãos por parte de pai, que residem em Teresina, Esperantina e Joaquim Pires no Piaui.

            Quando tinha 8 (oito) anos de idade seu pai saiu de casa e com muitas dificuldades foi criado por sua mãe.

            AJ começou os estudo em Coelho Neto, onde cursou do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

            Em 1992 entrou no Seminário Menor em Coroatá (Ma), pois sentia-se chamado ao Sacerdócio. Em 1993 foi transferido para o Seminário Menor de Arari (Ma), onde fazia a experiência vocacional e estudava para concluir o 1º grau.

            Desde quando morava em Coelho Neto, AJ já era envolvido nos trabalhos da pastoral da juventude e durante o tempo em que esteve no Seminário continuou desenvolvendo atividades na Pastoral como também com os coroinhas (atualmente acólitos).

            Em 1991 num encontro diocesano de formação da pastoral da juventude, conheceu Romênia Berce, iniciando uma amizade, estabelecendo a partir daí um contatos por meio de correspondência (cartas) regularmente.

AJ com a familia

            Em 1995 saiu do Seminário mas continuou morando em Arari, pois pretendia fazer sua vida por lá. Só que Romênia não saía de sua cabeça e em 1996 veio para Chapadinha, e já vocacionado para o matrimônio Casa-se com Romênia no dia 6 de julho do mesmo ano. E desse enlace tiveram 2 (duas) filhas: Lucille Berce Nascimento da Silva e Louíse Berce Nascimento da Silva. Ao chegar em Chapadinha, por não conseguir um emprego, AJ começou a trabalhar com venda de salgadinhos, artesanato em madeira e pão caseiro. Depois trabalhou no comércio como vendedor de móveis. Em 2001 AJ trabalhou como assistente de jornalismo na Secretaria de Comunicação da Prefeitura e como Conselheiro da Criança e do Adolescente.

            Ao sair do Seminário AJ só tinha concluído o 1º grau pelo Supletivo Minerva. Em Chapadinha, matricula-se no Centro de Ensino Raimundo Araújo para cursar o 2º grau, porém por não conseguir conciliar os estudos com o trabalho acabou desistindo. Vindo posteriormente a concluir o 2º grau na Escola Raimundo Bacelar na modalidade normal em 2001. Em 2009 começou a fazer on line o curso superior de assistente social pela faculdade COC.

            Em 2001 é aprovado no concurso para o cargo de vigilante do município, vindo a ser lotado para trabalhar nas Escolas Jardim Cirandinha e no Manoel José de Santana até o seu falecimento.

            AJ era um ativista político e sempre esteve envolvido nas causas sociais e sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores. Além de participar dos Conselhos Municipais da Educação e Alimentação foi também presidente do PT – Parido dos Trabalhadores de Chapadinha nos anos de 2006 a 2009, tornando-se o principal articulador do partido na região do baixo parnaíba.

Em 2009 foi nomeado Coordenador do SINE – Sistema Nacional de Emprego. Função eu assumiu até o seu falecimento.

            AJ era um homem sonhador e preocupado com as questões sociais, especialmente das questões relacionadas a educação dos jovens e adolescentes. Neste intuito, chegou fundar o I.C.C. – Instituto Cultural Chapadinhense. Uma escolinha de música e artes, onde, com ajuda de voluntários oferecia cursos de violão, teclado, canto, artes plásticas e teatro. Mas por falta de recursos e apoio não foi possível manter o Instituto e dar continuidade ao trabalho.


            AJ também era um homem das letras, um escritor que se preocupava com a memória e a preservação de nossa história. Iniciou pesquisas bibliográficas com moradores mais velhos colhendo informações e resgatando a história das cidades do Baixo Parnaíba, para elaboração de livros contando os aspectos sociais e históricos de Chapadinha e cidades da região do Baixo Parnaíba.

            Em 2000 AJ publica o seu primeiro livro intitulado “CHAPADINHA 62 ANOS DE VIDA E PROGRESSO”, em 2003 “RESGATANDO A HISTÓRIA DAS CIDADES DO BAIXO PARNAÍBA”, em 2006 ANAPURUS – ÀS MARGENS DO RIACHO ESTRELA”, em 2007 publica “CHAPADINHA A PRINCESA DO BAIXO PARNAÍBA”, 2008 “A PRINCESA DO BAIXO PARNAIBA – CHAPADINHA 70 ANOS” e ainda tem para ser publicado o inédito livro “RESGATANDO A HISTÓRIA, ONTEM SÃO FRANCISCO E REDENÇÃO, HOJE MATA ROMA”

            


 Na igreja de Nossa Senhora das Dores AJ participou como membro da pastoral familiar e ajudou por muitos anos a comunidade da sagrada família do Bairro Novo.

            AJ faleceu aos 39 anos de idade de um infarto fulminante no dia 30 de outubro de 2010 e está sepultado no cemitério São Judas Tadeu (Sozinho) em Chapadinha.

 

Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Romênia Berce

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

 

 

2 comentários:

Polistyca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Polistyca disse...

Poesia! Em Brasília. Veja:

Em relação ao Mula do PT, hem? Bom..., em relação a Brasília e ao Mula, eis aqui:

“Um ladrão é rei até ser pego.”