herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sábado, 10 de maio de 2008

PAPO INICIAL

Em abril de 1983 criei um informativo cultural com o nome A PROSA, formato tablóide 20 x 30 de 4 páginas impressão xerocada, circulação mensal apenas no Distrito Federal e tinha como objetivo: divulgar eventos, poesias, estreitar amizades, divulgar e promover intercâmbio entre os novos poetas e escritores ditos como marginais, independentes e alternativos.
Na verdade, marginal é simplesmente o adjetivo mais usado e conhecido para qualificar o trabalho de determinados artistas, também chamados independentes ou alternativos ( por sua comparação com a imprensa nanica, teoricamente autônoma em relação a grande imprensa e contestadora em relação ao sistema).
Houve uma repercussão favorável, a idéia foi pegando corpo e o jornal A PROSA na sua 5ª edição ultrapassou a barreira do Distrito Federal, passando a ter circulação nacional com tiragem de mil exemplares que eram distribuidos gratuitamente via correios.
Viviamos a onda do "é proibido proibir" das "diretas já!" e percebi que não estava sozinho, descobri que centenas de publicações feitas em mimeógrafos, xérox, off-set, denominadas de imprensa nanica, marrom, alternativa e outros adjetivos, eram publicadas por esse Brasil a fora.
A PROSA foi além dos objetivos esperados e por questões de custos e etc. e tal, tive que parar sua publicação no ano de 1993 e todo material recolhido da época: jornais, revistas, livros, postais e etc. fazem parte do acervo da Biblioteca Alternativa como fonte de pesquisa para os interessados no assunto.
Hoje A PROSA reaparece na era digital e propositadamente com os mesmos objetivos: divulgar eventos culturais, poesias, e um intercâmbio entre os amantes das artes em geral.

Nenhum comentário: