herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COEFICIENTE ELEITORAL PARA VEREADOR DE CHAPADINHA FICARÁ ABAIXO DE 5 MIL VOTOS

COM AS 5 NOVAS VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL, O TOTAL MÍNIMO DE VOTOS VÁLIDOS PARA ELEGER UM VEREADOR DEVE CAIR NAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM.


O município de Chapadinha terá, no pleito de 2012, um coeficiente eleitoral abaixo dos 5 mil votos válidos por causa do aumento de 5 novas vagas na Câmara de Vereadores. Atualmente Chapadinha tem um quantitativo de cerca de 50 mil eleitores.
O coeficiente eleitoral é o resultado da divisão dos votos válidos pelo número de vagas na Câmara Municipal. Atualmente temos um coeficiente eleitoral que fica na casa de 5 mil votos por partido ou coligação. A partir desse patamar, é eleito um vereador.
A Alteração no número de vagas na Câmara de Chapadinha se deu em decorrência da Proposta de Emenda à Constituição Federal número 58, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009, que estabeleceu novas faixas de representatividade, conforme quantitativo populacional de cada município no país. Como exemplo, Chapadinha se encontra na faixa de 50 mil a 80 mil habitantes, o que acresceu em mais 5 novas vagas, valendo a partir da próxima legislatura (1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016).
Com a aprovação da emenda constitucional nº 58 passa a valer o que determina a Carta Magna do país que é soberana.

Um comentário:

Eduardo Braga disse...

Hebert,

Salvo engano, o coeficiente eleitoral na última eleição foi 3238.