herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A IMPRENSA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE CHAPADINHA


A imprensa é a junção das ferramentas e veículos de comunicação que são responsáveis pelo exercício do Jornalismo. A origem do termo vem da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi pesquisado e inaugurado por Johannes Gutemberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais. Os jornais foram o primeiro recurso para uma função social que evoluiu ainda mais posteriormente através do surgimento do rádio, da televisão, e da internet.
Quando se fala em imprensa, geralmente o discurso ou o imaginário associa-se quase automaticamente a uma ideia de nocividade, manipulação ou mesmo alienação. Tendo em vista suas estreitas e perigosas relações com o poder político e econômico desde o seu surgimento e cultural já no seu nascedouro.
Chapadinha não possui um acervo com dados que possam expor de maneira objetiva e organizada, toda a trajetória dos meios de comunicação. A ausência de estudos e pesquisas sobre a história da imprensa Chapadinhense torna este artigo instigante e desafiador. Frente à emergência do tempo e à contemporaneidade do assunto, resta-nos dar as primeiras pinceladas.

Há registro de que a comunicação em Chapadinha deu início na década de 1920 com a instalação de uma Agência Postal e Telegráfica dos Correios e Telégrafos e em sequência com a circulação do primeiro jornal impresso, manuscrito em letra de forma de nome AVISO, de autoria dos irmãos Feliciano e Domingos Marques.
Entre as décadas de 1960 a 1970 existiram O ALVORECER, O GRITO e LINGUINHA.
Dos jornais que exerceram o papel da imprensa Chapadinhense destacaram-se: A GAZETINHA, DIÁRIO DO POVO, GAZETA POPULAR, JORNAL DO COMÉRCIO, O CAMBIRIMBA, O PEBA, JORNAL O POVO, JORNAL DE CHAPADINHA, A TRIBUNA, JORNAL VIDA, BANANAS DE PIJAMA, ESPANTALHO, JORNAL CORREIO REGIONAL, FOLHA DE CHAPADINHA, CAFÉ PEQUENO, FOLHA DO BAIXO PARNAÍBA e VIDA NOVA.  Através desses jornais que o Chapadinhense colocava “a boca no trombone”. A maior parte dessas publicações traziam notícias do cotidiano, política, esportes, religião e sociais.
A comunicação de Chapadinha desde os anos 60 é complementada por iniciativas criativas de Rádio Amplificadora de Autofalante como A VOZ DA LIBERDADE idealizada e criada por Zizete Cunha. Que ia ao ar todos os dias, tocando músicas românticas e dando notícias e passando informações para a sociedade chapadinhense em pleno regime militar. Depois veio a Rádio do Ferreirinha, o autofalante do CINE GUANABARA, onde todas as noites a partir das 19 horas abria os serviços de comunicação na voz do Sr. Raimundo ao som da música Besame Mucho de Ray Conniff e Orquestra, música que virou um hino para uma geração de jovens Chapadinhenses, que fazia pedido de músicas e mandava mensagens para namoradas e amigos que passeavam pela praça Cel. Luiz Vieira. A VOZ DO MUNICÍPIO também com amplificadora de autofalante, era utilizada para passar informações de interesse do município e da sociedade em geral nas vozes de Veinho  (Raimundo Nonato Lago Castelo Branco) e seguindo a vocação os serviços de operação de um Sistema de Radiodifusão veiculados pela Rádio Mirante, com programas gerados na própria sede Chapadinha, bem como as atividades desenvolvidas por uma Receptora de Sistema de Televisão, permitindo sintonizar Canais de Televisão da capital maranhense.
Hoje a cidade conta com Rádio Cultura, Rádio Mirante, TV Bandeirantes, TV Mirante (Globo) TV Difusora  (SBT) e inúmeros Sites, Fóruns de Discussões e  Blogues como: Blog do Alexandre Pinheiro; Chapadinha Site de (Sousa Neto) Blog Sala VIP de (Claudecir Satil); Blog INTERLIGADO (Antenor Ferreira); Blog do FOGUINHO; Blog do WILLIAN FERNANDES; Blog A PROSA (Herbert Lago); CAFÉ PEQUENO (Ivandro Coelho); Portal CN1 (Luiz Carlos Junior); Blog CHAPADINHA ANÚNCIOS (Enedilson Santos); CHAPADINHA ONLINE (Jhonay); Blog do HELTON CARLOS; Blog do ALEXANDRE CUNHA; Blog do Braga; Blog da JANE ANDRADE; Blog Ações & Destaques (Luiz Carlos Jr.); Blog do Valdivan; Blog do KIM PEREIRA, Blog CPF22; Blog A.M.E Chapadinha; Blog Chapadinha Crescendo; Blog do CHIQUINHO CARNEIRO; Blog Desperta Chapadinha; Blog Chapadinha Cidade dos Ipês; Blog da Associação Real Brasil; Blog da Paróquia de Chapadinha; Blog do Colégio FAC; Blog do FERNANDO CARVALHO; Blog do JOÃO DAMIANE; Blog do JOÃO DUPPATO; Blog da SEMED Chapadinha; Blog dos Servidores Públicos de Chapadinha; Blog do SINDCHAP e o Blog LABAREDA.
Com base em tudo que tenho lido e ouvido da imprensa Chapadinhense, afirmo que, além da influência e da dependência política, há também, falta de compromisso de alguns blogueiros e radialistas locais, a tal “Brasa para minha Sardinha”. Estão em jogo no meio de comunicação de Chapadinha através das emissoras de rádio, TV e principalmente dos Blogs, (que se tornaram uma forma mais democrática de informação), picuinhas políticas, rixas, disputa de ego, ou mesmo benefício próprio. E isso não pode sobrepor o verdadeiro sentido da informação. E nesse contexto, acredita-se que a objetividade e a imparcialidade são cada vez mais insuficientes à sobrevivência de um jornal, revista, blog, programas de rádio e TV ou qualquer meio de comunicação na cidade de Chapadinha.

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria e fonte, conforme as normas e leis.

 .

Nenhum comentário: