herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 24 de março de 2022

A POESIA CHAPADINHENSE E SEUS REPRESENTANTES: ênfase em Aderson Lago

 

    
  

Aderson de C. Lago

     Aderson de Carvalho Lago nasceu no dia 26 de julho de 1915, na outrora Vila de Chapadinha. Filho do comerciante José Luiz Teixeira do Lago e da professora leiga Elisa Augusta Barbosa de Carvalho Lago e teve mais 5 (cinco) irmãos: Benedito de Carvalho Lago, Donatila Lago Ferro, Raimundo de Carvalho Lago, José Ribamar de Carvalho Lago e Zilda Clarinda Lago de Assis. Aderson Lago começou o curso primário na Vila de Chapadinha e concluiu em Buriti de Inácia Vaz; e os cursos ginasial e pré-jurídico no Liceu Maranhense, em São Luís. Aderson diplomou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife.

            Aderson de Carvalho Lago era casado com Maria Teresa Salomão Lago, com quem teve seu único filho Aderson de Carvalho Lago Filho, que lhe deu 3 (três) netos: Carolina Pires Ferreira Lago, Aderson de Carvalho Lago Neto e Rodrigo Pires Ferreira Lago.


Aderson Lago Ingressou no Ministério Público Maranhense, foi Promotor Público das Comarcas de Bacabal, Pedreiras e São Luís. Aposentou-se como Procurador de Justiça. Exerceu também, os cargos de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Diretor do Departamento de Segurança Pública, Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Ministro e Procurador do Tribunal de Contas, Procurador Geral da Justiça e Professor da Universidade Federal do Maranhão. Recebeu a Comenda do Ministério Público do Brasil, pelos relevantes serviços prestados à classe e na qualidade de sócio efetivo e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.


Dentre os trabalhos historiográficos publicados por Aderson Lago, temos “PEDREIRAS – ELEMENTOS PARA SUA HISTÓRIA” e “BREJO, ALDEIA DOS ANAPURUS”, publicado em 1989, que trata da odisseia de sua colonização e a trajetória de um povo durante o conturbado período  da Balaiada.  
                    

Herbert Lago Castelo Branco

Fonte: Livro BREJO, ALDEIA DOS ANAPURUS

A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.

 

 

 

.

           

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: