herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 18 de março de 2024

CENTENÁRIO DO POETA NONATO VALE – “IN TEMAS E ESBOÇOS”

 

                                                           JULHO DE 1924 - JULHO DE 2024

   


  Nesta jornada de comemoração pelo Centenário do Poeta Raimundo Nonato Vale, reproduzo este texto que foi publicado como prefácio do seu livro intitulado de Temas e Esboços, publicado in memória em 1995.

     Finalmente editado o livro TEMAS E ESBOÇOS do poeta Raimundo Nonato Vale. Numa linguagem simples, mas inteligente e por todas as qualidades que apresenta, quer na forma e no seu conteúdo. TEMAS E ESBOÇOS me prendeu tanto que o devorei de um só fôlego como um faminto caminheiro viajante e liberei velhas emoções e chorei ao final da leitura.

     A poesia de Nonato Vale situa-se numa perspectiva de puro lirismo. O contato com a realidade exterior não destrói a realidade objetiva interior. Pelo contrário, e toda a sensibilidade é provocada pela gama de emoções, sentimentos, reflexões e, muitas vezes uma projeção exacerbada de seu próprio “eu”. Aí, sua poesia expressa a linguagem interior do artista em toda sua autenticidade, onde ele resolve fazer poemas em que diz aos outros que também é um ser humano, que sofre, sonha e que sente as dores do mundo. Também não se limita nos poemas a uma indagação em abstrato sobre os destinos do ser, nem um traçado lírico de momentos sórdidos ou inefáveis da vida. Configuram-se numa perplexidade vivida entre as quimeras que embalaram as desilusões, diante do espetáculo concreto entre a mocidade e a chegada da velhice, que se desenrola em volta do poeta.

             Já fui moço, vivi entre quimeras

             Sempre embalado ao som das desilusões.

             Hoje, velho, cansado, sem paqueras,

             Sem sonhos, sem amores, nem paixões”

     Nonato Cale desvenda também no seu fazer poético, os elementos concretos da realidade, numa visão percuciente do essencial. Observa-se, por exemplo, como o inconformismo a agressão ao meio ambiente é uma constante na sua poesia, quase que uma fotografia da atualidade.

              Oh! Minha fonte D’Aldeia

              Como te vi no passado...

              Nem parece... hoje tão veia,

              À beira do descampado”

     São reflexões humanistas que nos trazem reocupação com o meio ambiente, indignação, versos de louvor com sabedoria e experiência. Em síntese, TEMAS E ESBOÇOS é uma obra para muitas reflexões e a sua discutibilidade compete à crítica. Como leitores, compete-nos apenas aproveitar a boa leitura.

Herbert Lago Castelo Branco

Poeta e Escritor

Nenhum comentário: