herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A LEI & OS FICHAS-SUJAS


O ÚNICO MEIO EFICAZ DE BARRAR OS FICHAS-SUJAS, É O VOTO CONSCIENTE.


O movimento de barrar a candidatura de quem tenha problemas a resolver com a justiça mais conhecido como lei da ficha limpa, articulado pelo MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – representado por membros da CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, das instituições representativas da sociedade, fizeram questão de comparecer ao salão verde da Câmara dos Deputados para a entrega do projeto de lei complementar que recebeu 1.300.000 ( hum milhão e trezentas mil ) assinaturas.
Apesar de a iniciativa ter apelo popular, dificilmente os “políticos” vão votar logo o projeto que barra os fichas sujas. E o argumento é simples. Muitos acham que o projeto é inconstitucional.
O artigo 5º da Carta Magna, o que fala das garantias individuais, estabelece que todo mundo tem direito à ampla defesa. A pessoa só é considerada culpada depois de sentença transitada em julgado – isso para muitos especialistas significa esgotadas as possibilidades de defesa, quando o sujeito já recorreu em todas as instâncias e foi considerado culpado.
E, para nós, que vamos votar em 3 de outubro de 2010 para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, fica a lição: o único meio eficaz de barrar os fichas-sujas, hoje e amanhã, é o voto consciente. Pesquise a ficha dos candidatos antes de votar.

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

Um comentário:

Anônimo disse...

Herbert gosto muito do seu blog. Parabéns!
Quanto ao voto consciente é muito válido. Mas quando a gente só tem FICHAS SUJAS como é o caso daqui de Chapadinha temos que votar no menos pior.

Cléia