herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 23 de junho de 2011

UM GATO EMPENHADO EM CAÇAR DOIS RATOS ESTARÁ ARRISCADO A NÃO CAPTURAR NENHUM DELES.


A prefeita Danúbia Carneiro não surpreende pela falta de habilidade política. Sim, foi isso mesmo que escrevi. O senso comum repisa que falta à chefe do executivo municipal jogo de cintura. E é verdade.
Ela também consegue encrencar-se simultaneamente com o movimento sindical e a sua base de sustentação, que dá vazão sistemática à dúvida sobre se a prefeita Danúbia quer ou não um segundo mandato. E talvez ela esteja mesmo em dúvida.
Aliás, a versão mais difundida vem com viés de não, de que a prefeita deseja cumprir bem os quatro anos e ponto final.
Afinal, o cargo nem estava no horizonte antes de a então secretária de ações sociais receber a unção do seu padrinho político.
Esse projetar da falta de ambição impede que Danúbia transforme precocemente em alvo político. No cenário como posto hoje, nenhum dos postulantes a sua cadeira tem interesse real em atacá-la.
A política é algo complicada, mas as leis que a regem são belas na simplicidade. Mais que as análises e projeções, importam as percepções.
A preocupação primeira e última dos políticos é com o poder. Procuram fazer crer ao público que se ocupam principalmente com o que farão nele. Mas ninguém deve levar a sério.
As forças políticas são sistemas planetários que orbitam em torno dos sóis, os candidatos a candidato. Eles são a referência última. Nenhum exército se move à toa.
Nesta linha de “não sei se é bem isso que eu quero” Danúbia por enquanto vem enquadrando o foco potencialmente mais problemático, o antecessor. Ela não está obrigada a fazer sempre o que ele deseja, mas ele não tem por que confrontá-la.
Na “oposição” é a mesma coisa.
Não há por enquanto motivo para os “opositores” abrirem fogo contra quem, afinal, pode nem disputar a reeleição.
Um gato empenhado em caçar dos ratos estará seriamente arriscado a não capturar nenhum deles. Na dúvida atual sobre quem será candidato a prefeito pela situação em 2012 ganham os dois, Danúbia e o padrinho Magno.

2 comentários:

Francisca Elias disse...

Parabéns, Herbert, pelo seu blog!
No meu blog só posto notícias de meus trabalhos, mas gosto de me informar sobre política e recebo muita coisa interessante.
Vou enviar p email quando tiver alguma coisa que valha a pena passar.
acesse esses 2:
http://oglobo.globo.com//pais/noblat/post.asp?cod_post=388511

http://marrapa.com/author/ligia-teixeira/

Pode abrir também o q chegar p vc pelo meu email :
fcaelias@yahoo.com.br
Abraço, Francisca Elias

Herbert Lago Castelo Branco disse...

Valeu Francisca.
Obrigado pelo elogio e endereços de outros sites (blogs) muito bom!
Vamos manter vivo esse intercâmbio.