Contato

herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 24 de maio de 2018

ARTISTAS CHAPADINHENSES REIVINDICAM CASA DA CULTURA.



Na noite de ontem 24/05, um grupo de artistas Chapadinhenses, representado pelo cantor kid Mathusinho, entregaram ao Secretário de Cultura Ed Farma, documento assinado por mais de 50 artistas reivindicando a Casa Cultura de Chapadinha.
Artistas entregando reivindicação ao Sec. de Cultura Ed.
A proposta foi aprovada no I Encontro dos Artistas Chapadinhenses, realizado no dia 06 de maio de 2018 e prevê a criação da Casa da Cultura de Chapadinha, através da recuperação das estruturas do prédio da praça São Raimundo, que serviu inicialmente a Escola Cirandinha e após a Guarda Municipal, na transformação do mesmo em uma Casa da Cultura de Chapadinha.
É um imóvel que faz parte das estruturas do município. A reivindicação dos artistas pretende destinar o local em espaços para as manifestações artísticas e culturais do município de Chapadinha.
Reunião Com o Sec. de Cultura Ed Farma
A reforma deste imóvel, transformando-o em Casa da Cultura, estará oportunizando à comunidade um espaço adequado para o desenvolvimento de projeto de ações culturais, atividade artísticas e consequentemente educacionais.
A destinação do prédio para Casa da Cultura de Chapadinha estará promovendo o município de Chapadinha um instrumento de resgate, preservação e difusão da nossa história, hábitos, costumes e tradições culturais,auxiliando na democratização do acesso à cultura, na formação de cidadãos evoluídos culturalmente e certamente mais comprometido com as questões sociais.
Hoje, as ações culturais promovidas no município de Chapadinha acontecem de forma individual e isoladas, com frequência em locais improvisados como de escolas, associações, igrejas e praças.
Sec. de Cultura Ed Farma recebendo documento
 A criação de uma Casa da Cultura é um desejo da população artística de Chapadinha, tendo em vista a necessidade de organização de um espaço cultural para interagir com a comunidade local, bem como para criar instrumentos que viabilizem a formação e desenvolvimento, principalmente de crianças e adolescentes do meio urbano e rural.
O desenvolvimento de uma sociedade passa indiscutivelmente pelo investimento cultural. Neste sentido, é de extrema importância a centralização das atividades em uma edificação única, abrindo espaço para promoção de ações culturais em todos os seus segmentos: música, dança, artes cênicas, cinema, exposições, artes plásticas, palestras, literatura, oficinas culturais e gastronômicas, ações de preservação e resgate da nossa cultura, entre diversas outras atividades que podem ser idealizadas e promovidas. Uma vez que, em Chapadinha, é grande a ausência de estruturas adequadas para o desenvolvimento das manifestações e práticas culturais.
I Encontro dos Artistas 06/05 onde a reivindicação foi aprovada
E o objetivo dos artistas é manter uma programação anual de eventos e ações culturais em parcerias com escolas, associações e entidades da cidade para promoção de atividades sócio culturais.
Contribuir para a valorização de artistas amadores e profissionais, através da oferta de um espaço propício para apresentação de seus trabalhos.
Neste sentido, justifica-se a presente reivindicação em relação a importância para a sociedade em geral.



Nenhum comentário: