herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sexta-feira, 3 de abril de 2009

SALVE, SALVE! BRAVO, Dr. JOSUÉ!


Sem proselitismos quero solidarizar-me com o Dr. Josué Portela pela sua matéria intitulada A SAÚDE DE CHAPADINHA NA UTI, publicada no blog Café Pequeno do jornalista Ivandro Coelho. Não o conheço, mas passei a admirá-lo pela sua coragem e pelo seu ato de bravura no seu exercício de cidadania, que, como médico e cidadão, se sentiu no dever de expressar sua opinião sobre os desmandos e atrocidades que vêm sendo cometidas contra o povo humilde e pobre de Chapadinha e região do Baixo Parnaíba e Alto Munim.
É realmente lamentável ver a saúde pública de Chapadinha em completo estado de calamidade e abandono, apesar dos exorbitantes recursos vindos do governo federal (R$ 14 milhões e 900 mil) originários do Fundo Nacional de Saúde.
Em dezembro fui testemunha desse estado deplorável e dessa precariedade e pouca vergonha quando tive que levar minha esposa ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar para fazer um curativo e ouvi do enfermeiro que não podia fazer porque não tinha gaze no hospital.
Já em fevereiro deste ano ouvi em entrevista o descaramento do ex-prefeito Magno Bacelar, vulgo nota 10, no programa rádio denúncia dizendo que a saúde de Chapadinha estava muito boa.
Só que para mim o mais grave de tudo isso não é ver o povo humilde que não tem escolaridade e informação ser enganado pelos cínicos gestores e prefeito, mas a omissão e a complacência das pessoas formadas e bem informadas, dos formadores de opinião, dos médicos, inclusive aqueles que ocuparam o posto de Secretário de Saúde, que se vendem por migalhas e se calam diante de tantas mazelas e aceitam tudo isso acontecer em nossa cidade.
Por tudo isso é que digo: Salve, Salve! Bravo, Dr. Josué!

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

Nenhum comentário: