herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CHAPADINHA: A PRINCESA DO BAIXO PARNAÍBA A QUEM ROUBARAM A COROA.




Nesta Chapadinha completamente desgovernada, prestes a uma explosão demográfica e implosão humana dos desprezados é uma questão a ser pensada.
O bairro emergente “Recanto dos Pássaros” nos dá a sensação de estar diante de algo injusto e caótico, uma torre de babel doméstica. Embora todas as ruas tenham nomes de pássaros como: rua do Beija-flor, rua do Periquito, rua da Águia, rua do Pombo, rua do Papagaio e etc, não é nenhum paraíso. Não há saneamento básico, não há coleta de lixo, não há escolas, não há água encanada, não há posto de saúde, não há também, e não é luxo, espaços para o lazer, cultura e entretenimento. Contabiliza-se inúmeras crianças doentes em estado grave devido à diarreia intensiva. Há energia elétrica insuficiente, mas paga-se exorbitante taxa de iluminação pública. Há sonhos justos e compatíveis de famílias, gerações inteiras a crescer numa mega favela sem a minima condição social e ambiental.
Será possível e admissível Chapadinha crescer e desenvolver a qualquer custo? Onde estão os projetos estaduais e federais para habitação? A tragédia ocorrida na favela do morro do Bumba, em Niterói, no Rio de Janeiro, e tantas outras já ocorridas, servem como exemplos de descasos, de direitos negados e consequências sociais de loteamentos feitos, e ainda que teimosamente geridos pelas mãos de gestores que não dão prioridade às políticas públicas, como no caso de inclusão social, e limita-se tão simplesmente a politicas assistencialistas na base de cronogramas eleitorais.
Mesmo assim, Chapadinha é a princesa do baixo parnaíba a quem roubaram a coroa.

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Herbert, hoje (15/04/2010),está "acontecendo" creio eu e a maioria dos chapadinhenses um "mega" evento. Comemorações das "aprovações" de contas do "garoto do bigode"!!!
Amigo, o mais chocante não é saber que está "tudo bem" nas contas do ex.execultivo, mas a vista grossa que fazem uma pequena mais barulhenta minoria de "ludibriados" eleitores do nossso município. Dá pra acreditar?. Abraço!!!

Anônimo disse...

Em mais uma "aparição' meio que "repentina" em um dos veículos de comunicação ligado ao "garoto do bigode", ele mesmo deu a notícia de que tinha goleado no TRE,ora uma notícia que dá conta um ex. execultivo tramitando em tribunais de justiça, recorrendo para poder ser candidato, ao meu ver não é uma notícia pra se comemorar. Mais como aquí em Chapadinha acontecem coisas que nem "Freud" explica. Será quem vai pagar a conta dos fogos e da festa para comemorar a "goleada"?

Tilene Carneiro disse...

Caro Herbert,

Li esse texto e não pude deixar de também manifestar minha revolta em
http://portadebanheirocuspida.blogspot.com/2011/02/recanto-dos-passaros.html, depois acesse e leia a poesia de divulgação que fiz a respeito, espero que as coisas já tenham melhorado... Mande notícias sobre...
Foi um prazer,
Abçs!
Tilene