herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

COMPETÊNCIA NÃO TEM PREÇO




Qual o efetivo papel do Estado ou Município no auxílio à sociedade da necessidade mais básica do ser humano, a saúde? Mais do que teses e dissertações acadêmicas, o assunto, naturalmente polêmico e com intenso teor de idiossincrasias, rende de intrigas políticas a bate-bocas em mesas de bar: Cabe os governantes, por exemplo, prover transporte para doentes ou pessoas com necessidades especiais, ou trabalhar na prevenção, principalmente dos mais pobres.
No entanto, frise-se: como não há estabelecimento de metas e o nível de cobrança administrativa costuma ser pouco enérgico, a burocracia municipal costuma ser lenta – às vezes, relapsa, como nos casos e fatos já acontecido na saúde pública de Chapadinha. Dessa forma, exige-se agora da gestão municipal e da sociedade uma fiscalização constante, rígida, com movimentações concretas, punitivas. Afinal, a falha médica ou no atendimento está ceifando vidas.
Além do mais, não se pode esquecer a má-fé, a incompetência, a desídia criminosa: segundo parecer técnico do Conselho Municipal de Saúde já publicado neste blog, as fraudes consomem os recursos destinados à saúde pública de Chapadinha.

Fotos: Blog do Vereador Marcelo Menezes












Nenhum comentário: