herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DANÚBIA X BELEZINHA

A cidade de Chapadinha está em um momento político curioso. Os eleitores Chapadinhenses e o público em geral sabem que há pelo menos dois candidatos de projeção municipal na disputa – Belezinha e Danúbia – e uma intensa mobilização política em torno das candidaturas com o envolvimento pessoal das duas maiores lideranças políticas do município, Isaías e Magno. O que pouco se viu até o momento, a cinco meses das eleições, são os planos de governo dos postulantes para atender às demandas da maior cidade do baixo parnaíba com 80 mil habitantes.

Não tenho pretensão de esgotar neste artigo – tampouco constitui este o propósito – os problemas de Chapadinha que merecem atenção da futura prefeita. Mas até mesmo os visitantes de fim de semana percebe com rapidez os problemas da cidade. O flagelo da saúde pública, educação, infraestrutura, crescimento desordenado, desemprego, miséria e violência são alguns dos pontos críticos. Trata-se de dramas inerentes ás cidades brasileiras que ganham atenção dos políticos no período eleitoral e se arrastam à espera de providências durante mandatos seguidos.
Para ficar apenas nos dois candidatos citados, o eleitor deve-se perguntar quais são os objetivos de Belezinha à frente da administração municipal de Chapadinha até 2016. Apesar do impressionante esforço de Isaías para concretizar a candidatura, Belezinha ainda precisa demonstrar capacidade para gerir áreas além da construção civil. A mesma indagação se aplica a Danúbia, que além de não respeitar as organizações dos trabalhadores (Sindicatos), vem cumprindo uma desastrosa e frustante administração com autos índices de rejeição.
Percebe-se, pois, como as estratégias de Isaías e do Magno até o momento prevaleceram sobre o debate das políticas públicas e das necessidades da população de Chapadinha.
O drama na prefeitura  de Chapadinha não pode ser considerado específico. É praxe na política os interesses pessoais e partidários ficarem acima do interesse da sociedade. Essa característica municipal explica a razão de tantos desacertos na administração da prefeita Danúbia Carneiro.

Nenhum comentário: