GRÁFICO 3 - RESP. DOS PROFESSORES |
Existem
aspectos relevantes na poesia Chapadinhense, como o amor pela cidade explícito
nas poesias de seus poetas, dos mais antigos aos mais atuais, caracterizando a
poesia Chapadinhense com os traços de um povo, sua cultura, sua fé, seus
momentos de tristeza, de glória, seus sentimentos coletivos e também os mais
íntimos.
Em sua monografia, Edlaina aborda a poesia Chapadinhense
e busca saber o grau de conhecimento dos professores e alunos das escolas
municipais, estaduais e particulares. Para tanto foi feito uma pesquisa
bibliográfica resgatando um pouco da história dos poetas e suas poesias, também
foi realizada uma pesquisa de campo entre alunos e professores de literatura do
ensino fundamental e médio de escolas públicas, municipais e estaduais da
cidade de Chapadinha. Este trabalho de Edlaina objetivou-se a discorrer sobre a
poesia Chapadinhense e seus reflexos na atualidade, visando mostrar os poetas
Chapadinhenses e suas respectivas poesias. E através da pesquisa de campo
buscou-se demostrar o grau de conhecimento da poesia Chapadinhense no meio
docente e discente. O trabalho serve para despertar o conhecimento da nossa
cultura. Visando explorar a poesia, tomando como início a poesia Chapadinhense,
sua importância, seus poetas e seus reflexos na atualidade.
Com a pesquisa permitiu conhecer a história e a obra dos
talentosos poetas e poetisas Chapadinhenses. Com alguns nomes de maior relevância
principais poetas Chapadinhenses. Hoje Chapadinha tem um número significativo
de poetas como: Mata Roma, Ataliba Vieira de Almeida, Helvécio Vieira Passos,
Raimundo Nonato Vale, Clara Chaves Martins, Zizete Cunha, Lourival Passos, Herbert
Lago, Totonha Galvão, Maria Coelho, Ana Rodrigues, (Nazinha) e professora Maria José. As criações poéticas dos acima
citados são em sua maioria manifestações de vida, relatos da realidade, muitas
vezes sob uma perspectiva romântica, desbravadora, inquietante e altruísta. A
poesia Chapadinhense retrata não só o romantismo habitual dos poetas, mas
retrata a vida de um povo lutador, sofrido, porém feliz.
CONTEXTUALIZAÇÃO
DA PESQUISA
A
pesquisa realizada pela estudante de letras Edlaina Bezerra Gonçalves, foi
quantitativa/ qualitativa A pesquisa foi realizada nas escolas públicas
municipais e estaduais de Chapadinha, visando como público alvo professores e
alunos na área de Língua Portuguesa, especificamente em Literatura. Segundo
Luna (1999, p. 08) realizar uma pesquisa
“visa a produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente, além de
fidedigno”. No total, foram 40 alunos e 12 professores de 04 (quatro)
escolas, sendo duas escolas de nível fundamental e duas de nível médio. Estes
foram escolhidos para representarem os alunos e professores da cidade de Chapadinha-
MA. A coleta foi feita diretamente pelo pesquisador através de um questionário
de 09 (nove) perguntas para professores e outro com o mesmo número de perguntas
para os alunos. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados pelo pesquisador
que discorreu a cada pergunta de forma objetiva chegando às suas respectivas
conclusões.
GRÁFICO 1 |
GRAFICO 2 |
A questão três foi
de cunho qualitativo, buscando saber do
professor de literatura qual a sua contribuição para a divulgação da poesia Chapadinhense. E para melhor
representação os professores receberam letras de A a L na tabela
representativa.
TABELA 1 |
A questão 04 (quatro) trouxe nomes de
alguns dos poetas Chapadinhenses: Helvécio Vieira Passos, Raimundo Nonato
Vale, José Mata de Oliveira Roma, Clara Chaves Martins, Zizete Ferreira Cunha,
Ataliba Vieira de Almeida e Herbert Lago Castelo Branco
GRAFICO 3 |
A questão 5 (cinco) buscou saber se os professores já haviam lido algum livro de poesia de poetas Chapadinhenses. Se a resposta fosse sim, que citassem qual livro. Gráfico 4. Resposta da 5 (quinta) pergunta aos professores Dentre os professores, 50% responderam ter lido livros de poesias de poetas Chapadinhense. E citaram os livros seguintes: Um professor afirmou ter lido “História de Chapadinha”, mas não lembrava o nome do autor e ao que nos consta o livro em questão nem mesmo é caracterizado como poético e sim histórico; outro professor aponta o livro de Maria Coelho, mas não lembra o título do livro e seus próprios livros de poemas, porém não cita o autor, e o mesmo professor cita Sousa Neto, mas o livro não é citado. Em última análise, os 50% que disseram ter lido eram constituídos de 06 professores que responderam conhecer os livros de poesia apenas 02 responderam quais livros conheciam.
GRAFICO 4 |
A questão 6 (seis) requer avaliar o grau
de interesse dos alunos pela poesia local, do ponto de vista de seus professores. Desta maneira foi feita a
seguinte pergunta: Seus alunos
demonstravam interesse pela poesia local? De acordo com os professores 50% de seus alunos tem interesse em
conhecer a poesia de Chapadinha, hipoteticamente pode-se dizer que muitos
alunos ainda não reconhecem a importância da poesia local.
A questão 7 (sete) vem abordar o fato da cidade de Chapadinha ter uma Biblioteca de um poeta Chapadinhense, a “Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco” que por sinal carrega o nome dele e saber se os professores já a visitaram com seus alunos. Gráfico 6. Resposta da 7 (sétima) pergunta aos professores Segundo os professores 25% de seus alunos conhecem a Biblioteca Alternativa, o que ainda consideramos um número pequeno devido à importância cultural que a mesma tem para a cidade.
GRAFICO 6 |
A questão 8 (oito) tem em sua finalidade ater-se à opinião dos docentes sobre a contribuição do poder público municipal na divulgação e valorização da poesia Chapadinhense. Se eles consideram que a poesia Chapadinhense conta com esse apoio. Gráfico 7. Resposta da 8 (oitava) pergunta aos professores O percentual de 92% dos professores opinam que o poder público municipal não apoia na divulgação e valorização da poesia local, e 8% acham que sim, o município preocupa-se com a cultura expressa na poesia e seus poetas Chapadinhenses.
GRAFICO 7 |
GRAFICO 8 |
GRAFICO 9 |
GRÁFICO 10 |
GRPAFICO 11 |
GRAFICO 12 |
Gráfico 13. Resposta da quinta pergunta aos alunos. Os alunos que afirmaram já terem lido indicam em seu percentual 2%, e os alunos que nunca leram nenhum livro de poeta da cidade é de 98%. Na questão seis os alunos foram questionados se são motivados por seus professores a conhecerem a poesia local, onde responderam ser ou não motivados.
GRÁFICO 13 |
Gráfico
14.
Resposta da sexta pergunta aos
alunos. A porcentagem de 60% indica os alunos que responderam ser motivados a conhecerem a poesia local e 40% dizem
não receberem essa motivação.
FRÁFICO 14 |
GRAFICO 16 |
Gráfico 17. Resposta da nona pergunta aos alunos Como mostra no gráfico 87% dos alunos afirmam ter interesse em conhecer a poesia de sua cidade e 13% não demonstram interesse por esse conhecimento. Uma observação pertinente das questões um e nove é o fato de que 87% dos alunos têm interesse na poesia local e 90% gostam de poesia. No entanto a maioria não tem conhecimento como observamos nos gráfico das questões dois e três. 87% 13%.
GRÁFICO 17 |
CONCLUSÃO
À
guisa de considerações finais do presente trabalho, face a tudo o que foi
pesquisado e aprendido, ratifica-se a necessidade do meio acadêmico de buscar o
conhecimento das raízes culturais poéticas da cidade, refletindo sobre sua
importância para o município, já que as raízes culturais refletem a identidade
de um povo. O conhecimento da poesia é indispensável no processo de crescimento
cultural dos alunos, pois a poesia é uma das primeiras formas de expressão do
homem, mas antiga até que a própria criação do alfabeto, fazendo-se irrefutável
o estudo poético local e seus poetas. A Monografia visa ao despertamento de
quantos se sentirem motivados ao estudo sério do tema poesia, tanto a nível
regional quanto municipal, tendo como base, os livros históricos, poéticos e
biografias de seus escritores e poetas. De
acordo com os resultados encontrados pode-se concluir que a poesia Chapadinhense é pouco conhecida no meio discente, apesar dos alunos terem
afirmado gostar de poesia e se interessarem pelo assunto. No meio docente percebeu-se que os
professores têm um razoável conhecimento e dizem dar importância para a
divulgação da poesia local e seus poetas, no entanto há um contraste entre as
respostas dos alunos e professores no que diz respeito a busca e divulgação da poesia
em sala de aula. Deve-se, portanto, considerar que as pessoas analisadas no
estudo são alunos e professores das escolas públicas municipais e estaduais do
município de Chapadinha- MA
A poesia Chapadinhense na atualidade tem um
legado poético valioso para a história, observa-se o alvorecer de uma poesia
nova que mostra de forma clara que o poeta Chapadinhense continua muito vivo e
fluente em suas inspirações. A poesia não expirou. Mesmo sendo esquecida e
pouco falada, há nomes emergentes, promissores jovens poetas Chapadinhenses. .
Para promover a poesia local é
necessária a busca pelo conhecimento da mesma e o reconhecimento de sua
importância, e para isso os professores poderiam dedicar-se a passar para seus
alunos as riquezas literárias de seu estado e por sua vez de sua cidade.
A
importância da cultura local nas escolas pode-se inserir na Lei de Diretrizes e
Bases: Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base
nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e
estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas
características regionais e locais da sociedade.
A Monografia de Adlailna Bezerra, mostra o retrato de uma
parte da nossa cultura e o grau de conhecimentos dela. Serve como uma peça
literária para estudos e como um instrumento balizador para que se possa implementar
melhorias, fomentar e difundir cada vez mais as obras e os nossos poetas e
escritores.
Herbert Lago Castelo Branco
Fonte: MONOGRAFIA de Edlaina Vasconcelos Bezerra
Aluna do Curso de Letras da
FAP – 2015.
A reprodução deste texto ou qualquer parte dele é permitida, desde
que seja dado o crédito de autoria conforme as normas e leis.
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