herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"MARANHÃO CONSTRUINDO DIGNIDADE"






Espera aí gente! Eu explico. Este título faz parte da propaganda do Governo do Estado do Maranhão publicada numa página inteira do caderno principal do Correio Braziliense edição de hoje, com fotos ilustrativas das escolas Centro de Ensino Leão Santos, Escola Quilombola Quilombo dos Palmares, Centro de ensino Gregória Prazeres e do CEMA da cidade de Arari, com o seguinte texto: “É com trabalho e determinação que o Maranhão está construindo um futuro melhor para sua gente. E a educação tem um papel fundamental nessa empreitada. Em menos de dois anos foram entregues mais de 150 novas escolas e 2220 professores foram contratados. Os salários dos professores do Estado do Maranhão estão entre os mais altos do país. E os educadores, além de valorizados recebem constante capacitação. Esse trabalho já começa a aparecer, como mostrou o resultado do IDEB realizado pelo Ministério da Educação, onde o Maranhão foi destaque com o maior crescimento na qualidade da educação básica. É assim, investindo em educação que o Maranhão está construindo dignidade”.
Na edição do Correio Braziliense de sexta-feira 21 de novembro, foi publicado o resultado nacional do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), onde segundo o MEC, o Maranhão teve a 21ª colocação com uma média de 46,80 pontos na avaliação que vai de zero a 100. Abaixo da média nacional, é claro. Ficamos à frente apenas do Acre, Roraima, Amapá, Tocantins, Amazonas e Alagoas.

Segundo o Governo os professores estão ganhando bem. As escolas pelo menos as que foram mostradas na propaganda são de excelente qualidade. Então, porque que o resultado do ENEM foi tão ruim? Será que o governo do estado do Maranhão tem tantos motivos para comemorar com gastos exorbitantes com propaganda caríssima nos principais jornais do país de um ensino de péssima qualidade?
Quem não assistiu todos os telejornais do Brasil mostrar uma escola de Caxias (foto) em baixo de um pé de manga?
Em Barra do Corda, os alunos estudam em condições de total abandono, a escola funciona numa casa de taipa, e coberta de cavaco (madeira), o piso é de terra batida, e o mais grave de tudo é que a escola não tem banheiros para os alunos fazerem suas necessidades fisiológicas.
E em Chapadinha? Qual será a avaliação do nosso ensino? Deve ser ótimo! Não é Sr. Prefeito?

Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor


Nenhum comentário: