herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CONHECE-TE A TI MESMO



Os primeiros filósofos da Grécia dedicaram-se ao conhecimento da natureza.
Tales de Mileto (640-550 a.C) estudou a água, porque esta era capaz de tomar todas as formas e era necessária à vida.
Anaxímenes (588-524 a.C) pesquisou o ar, pois este era tão necessário quanto a água e capaz de passar por todas as transformações, por meio da condensação e da dilatação.
Heráclito (540-475 a.C) estudou o fogo, porque era o elemento básico, subtil e ativo, dotado de incessante mobilidade.. Heráclito foi o filósofo da mudança ou do “vir a ser”. Nada é estável para a sua filosofia. “Tudo passa”, dizia ele.
Sócrates (470-499 a.C), porém, deixou de lado a física e quis descobrir o caminho para o homem ser feliz. Adotou como lema de sua filosofia a frase grega que viu na fachada do templo de Delfos: “guinoti seauton”, isto é, “conhece-te a ti mesmo”.
Sócrates estava certo. O ponto de partida para a realização da vida é a verdade sobre si mesmo. Começo perguntando-me: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Como devo viver?
A verdade é a base de tudo. Ela se encontra nas pequenas coisas e pode ir até o infinito, a ponto de identificar-se com o próprio Deus. E quem quiser estar livre de qualquer tipo de escravidão e ser plenamente feliz, procure conhecer bem a si mesmo e a Deus.
Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).

Fonte: Livro Lendas e Fatos à Luz da Fé
Pe. Luiz Cechinato

Nenhum comentário: