herbertlagocastelobranco@gmail.com
Facebook Herbert Lago

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TIRANDO DO BAÚ


No ano de 1564, na cidade de São Luis do Maranhão, o famoso orador Padre Antonio Vieira fez um célebre sermão que ficou marcado na história.
Ele prendeu a atenção dos ouvintes e repreendeu-os, utilizando-se de um recurso literário interessante: pregou aos homens falando sobre a virtude e os defeitos dos peixes.
Os ouvintes deviam ser de alta sociedade. Penso que seriam fazendeiros, políticos e outros da classe dominante, que exploravam os índios e as pessoas humildes.
Ainda hoje o seu sermão aplica-se à nossa sociedade, especialmente aos grupos privilegiados que fazem leis em proveito próprio.
Nesse célebre sermão de Santo Antônio, Padre Vieira prendeu a atenção dos ouvintes pregando aos “peixes”.
Primeiro, ele elogiou as diversas virtudes dos peixes; depois, passou a repreender os defeitos dos mesmos.
Assim falou Vieira: “De vós, peixes, a primeira coisa que me desedifica é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este! Mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fosse pelo contrário, seria menos mal. Se os pequenos comessem os grandes, bastaria um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande”.

Fonte: Livro Lendas e fatos à luz da fé.
Pe. Luiz Cechinato

Nenhum comentário: